Prefeitura mantém equipes em atenção à instabilidade climática

Defesa Civil
26/11/2021 09h00

A chuva prevista para a capital, conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Aracaju na quinta-feira (25), soma o acumulado de 38,5 milímetros (mm) nas últimas 24h. O órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) mantém suas equipes com atenção redobrada, principalmente para as áreas de risco.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça a atuação contínua dos órgãos do Município para o desenvolvimento de ações preventivas. "Trabalhamos de maneira integrada aos demais órgãos municipais para reduzir os impactos que possam ocorrer diante de precipitações mais intensas. As equipes permanecem com atenção redobrada e monitoram as diversas regiões da capital", salientou.

Segundo o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil , Robson Rabelo, desde a emissão do alerta, houve apenas um chamado registrado, no final da manhã desta sexta-feira, através do número emergencial 199. A situação esteve relacionada a um eventual risco de queda de uma árvore. A equipe foi até o local para realizar a avaliação e adotar as medidas necessárias.

"Estivemos, desde o início das pancadas de chuva, monitorando as diversas regiões da cidade. A chuva ocorreu com maior incidência na zona Norte, a exemplo dos bairros Porto Dantas, Soledade e Dezoito do Forte, sendo que neste último pudemos observar intensidade que resultou no acumulado de 28,9 mm no intervalo de 1h", destacou o coordenador.

A possibilidade de chuvas moderadas foi informada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), como alertado pela Prefeitura através do Serviço SMS 40199, deve prosseguir até o sábado, 27.

Por isso, a população deve redobrar o estado de atenção e, diante de situações de anormalidade e possíveis riscos, acionar imediatamente a Defesa Civil através do número emergencial 199, que funciona 24h.

"Os chamados da população são prontamente atendidos. Nossas equipes são direcionadas para avaliação dos riscos e adoção das medidas necessárias à segurança e redução de transtornos para os cidadãos", frisou o secretário Luís Fernando Almeida.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju possui um sistema de monitoramento climático que otimiza o trabalho das equipes operacionais da gestão municipal diante das ocorrências de chuvas, ventos fortes ou demais instabilidades causadas por fenômenos naturais ou situações adversas.

Essa ferramenta pode ser acessada pela população a partir do site da Prefeitura (aracaju.se.gov.br), clicando no ícone ClimAju, exposto na página principal. Para facilitar o acesso às informações, a página do sistema conta com cinco abas - mapa, clima, gráficos, estação e câmeras -, nas quais são expostas, em detalhes, informações como temperatura, umidade, velocidade do vento, pressão do ar.

Além de oferecer informações atualizadas sobre volume de chuva e velocidade do vento, também é possível acessar imagens ao vivo de câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.