Com avanço da vacinação, Prefeitura amplia fomento a eventos esportivos

Juventude e Esporte
30/11/2021 12h34

O fomento ao esporte é um direito social garantido garantido na Constituição. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), fomenta a realização de diversos projetos esportivos sociais na capital sergipana, apoio que tem sido ampliado  à medida que a vacinação contra a covid-19 avança na cidade.
 
Sempre atenta às limitações impostas pela pandemia, a gestão integrada do Município permitiu a retomada gradativa dos eventos de esporte praticados de forma coletiva na cidade. Com isso, a Prefeitura visa contribuir com o avanço do fomento ao esporte na capital.

Segundo balanço realizado pela Sejesp, cerca de 30 eventos já foram realizados no segundo semestre deste, em Aracaju, no âmbito esportivo, com suporte da Prefeitura. Foram torneios, campeonatos, maratonas, taças, jogos e até um grande encontro de motociclistas, além de outros eventos que movimentaram, principalmente, os fins de semana para os amantes do esporte.

Estação Cidadania
Além de apoiar os eventos com material e estrutura, a Prefeitura, por meio da Sejesp, permitiu que a Estação Cidadania-Esporte Radialista Carlos Magno, no bairro Bugio, maior complexo esportivo da zona Norte, inaugurado durante a pandemia, servisse de palco para alguns eventos realizados pelos esportistas aracajuanos.
 
Assim, a Estação sediou, dentre outros, a Seletiva JUBs - Futsal, a Copa dos Radialistas, o VII NAI KHANOM TOM COMBAT e a Taça Vôlei Sergipe. Para 2022, há planos de mais apoio da secretaria utilizando o espaço poliesportivo localizado no Bugio, a exemplo da parceria já firmada com a Federação Sergipana de Basketball (FSB) para o treinamento das seleções no local.

“A FSB recebeu apoio da Sejesp este ano com a premiação das etapas do Torneio 3x3 e Campeonatos Sergipanos e, por isso, a gestão “todos pelo basquete” agradece à Prefeitura, e a todos que compõem a secretaria de esportes do município. Em 2022 estaremos realizando os treinamentos das seleções sergipanas de basquete na Estação Cidadania”, declara o presidente da FSB, Kleber Quintela.

Desde o início da vacinação, a Estação Cidadania, no Bugio, tem cumprido o seu papel de servir à população. Como foi inaugurada no período pandêmico, o complexo serviu, até aqui, principalmente, como espaço de apoio para o plano de imunização organizado pela SMS. Mas agora, à medida que a população é vacinada, abre-se espaço para que mais eventos ocorram no local.
 
Ainda comedido e criterioso, o aval para que eventos já possam acontecer no espaço permite avistar os inúmeros benefícios que uma estrutura desta dimensão traz à comunidade. É o que comenta o organizador da Taça Vôlei Sergipe, Chico Albuquerque. “Um espaço muito confortável, muito completo, que nos oferece, além de tudo, apoio logístico por parte da prefeitura de forma gratuita, é realmente de muito valor”.
 
Segundo Chico, a realização desses programas aproxima a comunidade local de atividades esportivas de alto nível. “A Taça Vôlei Sergipe reuniu as treze melhores equipes de voleibol do estado, sendo sete no masculino e seis no feminino, e é uma modalidade que vem numa crescente em nossa cidade”, destaca. “Apoiando esse evento, a Prefeitura reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento do esporte amador”.

Esporte, economia e turismo
Quem participa dos eventos também assegura a importância destas realizações para o esporte, para a economia e o turismo. “Se a Prefeitura continuar apoiando este evento todos os anos, estará contribuindo muito, fomentando o turismo para a cidade, uma renda maravilhosa para os vendedores e nos ofertando diversão também”, salienta Bastos Mota, motociclista de Salvador e frequentador assíduo do evento tradicional de motociclistas realizado na capital com apoio da Prefeitura.

De acordo com a Sejesp, o ano de 2022 promete muitas novidades. É o que antecipa o sescretário Sérgio Thiessen. “Estou acompanhando de perto todas as tratativas para que possamos realizar, cada vez mais, eventos de grande porte em nossa cidade”, frisa.

Grandes eventos
No último semestre, eventos de grande porte também puderam contar com o apoio da gestão municipal, dentre eles a Meia Maratona de Aracaju e Meia Maratona de Aracaju KIDS, o Campeonato Sergipano de Kart e a Moto Fest.
 
Em agosto, a organização da Meia Maratona de Aracaju e Meia Maratona KIDS contou com apoio do Município. A corrida contou com a participação de 1.000 atletas de todos os estados brasileiros, assim como a edição infantil - que antecipou a corrida adulta - contou com a presença de 100 crianças de 2 a 14 anos.
 
Realizador do evento, Silvio Bruno destaca que o retorno dos eventos esportivos no mês de agosto, em especial as corridas de rua, "proporcionou à população melhoria na qualidade de vida, além de trazer bem-estar a todos". "A Sejesp foi importantíssima neste retorno, juntamente com Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, diz.

Em ano de muita movimentação no kartismo em Aracaju, o Campeonato Sergipano de Kart contou mais uma vez com o apoio da Prefeitura. “A troca de informações entre a Sejesp e o kartismo foi muito positiva para a realização do campeonato. A Sejesp nos disponibilizou a equipe para a capacitação dos comissários de pista que receberam o treinamento tanto pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) quanto pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)”, afirma o presidente da Associação Sergipana de Kart (ASK), Renan Tavares.
 
Ele também organizou a 19ª edição da Moto Fest, ocorrida no segundo semestre deste ano. Sobre o encontro de motociclistas, Tavares mencionou que o apoio recebido da Prefeitura foi de extrema importância. “Se a secretaria não tivesse nos dado apoio, não conseguiríamos realizar a Moto Fest”, finaliza sobre o evento consolidado no calendário aracajuano. 

Ciente que o esporte é uma ferramenta de integração e inclusão social, o secretário Sérgio Thiessen destaca o quanto momentos como esses agregam à sociedade. “Sem dúvida, o apoio institucional da Sejesp para os eventos esportivos, para os festivais e competições, é fundamental. Tanto nos aspectos da saúde física e mental, quanto em relação ao convívio social, de forma muito especial nesse momento de retomada das atividades”, diz o secretário.
 
“Sabemos que a maioria destes eventos são executados por verdadeiros trabalhadores voluntários, pessoas que se dedicam pela causa e por isso apoiamos com tudo que temos à nossa disposição”, finaliza.