Prefeitura avança na construção do Inventário de Arborização Urbana de Aracaju

Meio Ambiente
30/11/2021 16h00

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju deu mais um passo, nesta terça-feira, 30, na construção do Inventário de Arborização Urbana, ao realizar treinamento com técnicos contratados pela empresa que venceu a licitação para executar o serviço. Este projeto irá mapear o patrimônio arbóreo de Aracaju coletando informações importantes para o futuro das áreas verdes da cidade.

Secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos destaca que o Inventário é um dos projetos da Sema no conjunto do Planejamento Estratégico da gestão municipal. "Buscamos compreender melhor a condição fitossanitária, a distribuição e a quantidade de árvores que estão instaladas nos logradouros públicos da cidade”, afirma.

O diretor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Sema, Gibran Boaventura, explica que a Sema desenvolveu um software próprio e está entregando em conjunto com tablets para a equipe técnica da empresa contratada realizar o trabalho de campo. "Cabe registrar que esses dispositivos foram adquiridos com recurso captado por meio do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça”, frisa Boaventura.

De acordo com  a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, o treinamento consolida mais uma etapa da execução do projeto do Inventário e faz parte do Termo de Referência do contrato que está em andamento. Ela explica que, a partir da entrega do software, "a contratada dará continuidade ao trabalho necessário para entregarmos um produto consolidado e de qualidade à população”, afirmou.

Gibran Boaventura ressalta que Aracaju vai ganhar, com esse inventário, pois toda a soma do patrimônio ambiental do município, hoje, em termos de unidade, é desconhecida. "Com isso, a Prefeitura e toda a população passarão a conhecer, de forma melhor, o patrimônio arbóreo do município. A importância disso é levantar, além da quantidade, a qualidade da nossa flora”, explica Boaventura.

Além disso, as análises a serem realizadas poderão contribuir para o conhecimento da quantidade de árvores em Aracaju, por meio da identificação do seu déficit arbóreo, da análise da fitossanidade e o percentual de árvores que estão debilitadas, precisando ser substituídas.

Isso possibilitará a elaboração de Políticas Públicas que recomendem ações para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, que identifiquem os bairros que precisam ser mais arborizados, entre outras informações fundamentais para o trabalho da Secretaria.

“Com isso, nós poderemos desenvolver um planejamento eficiente para os locais onde existe um déficit de arborização. Sendo assim, Aracaju poderá fazer um trabalho muito mais eficaz e isso surtirá em melhor qualidade de vida para sua população”, ressalta Gibran Boaventura, ao salientar que as informações coletadas por meio do Inventário estarão disponíveis para toda a população.

Próximas etapas
Os próximos passos a serem tomados, de acordo com o secretário Alan Lemos, é o direcionamento da equipe às ruas. “Esse é um projeto que estamos com o financiamento por meio do contrato da Prefeitura com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e ele prevê que a equipe possa ir a campo, imediatamente, após terminarmos o treinamento. Assim, poderemos ter o resultado do diagnóstico o quanto antes para podermos utilizá-lo no planejamento de nossas atividades de arborização”, explica o gestor.

Participante do treinamento, Paula Ismerim acredita que um projeto desse porte pode ser interessante para o Município conhecer o seu patrimônio arbóreo e também saber fazer o manejo dele. “O interessante desse projeto é a tecnologia para a realização do trabalho em campo, que permite o processamento de dados de forma instantânea. Isso é importante para a Secretaria e para o público em geral. A equipe está de parabéns por essa proposta”, contou.