Conselheiros tutelares se reúnem para confraternização na Casa dos Conselhos

Assistência Social e Cidadania
30/11/2021 15h22

Os conselheiros tutelares dos seis distritos da capital sergipana confraternizaram, nesta terça-feira, 30, na Casa dos Conselhos Municipais, no Centro, com músicas, orações, dinâmicas e ceia natalina, numa reunião que celebrou a chegada das festas de fim de ano e o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares, comemorado em 18 de novembro.

Órgão permanente e autônomo, coordenado pelo Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutela é vinculado à Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. Representando a secretária da pasta, a secretária-adjunta da Assistência Social do município, Selma França, explica que o encontro foi de reconhecimento do trabalho e renovação das esperanças.

“São 30 profissionais que estão nas ruas da capital diariamente para zelar pelos nossos meninos e meninas. Aqui, ouvimos mensagens lindas, rezamos e cantamos canções como o hino de louvor a São Francisco, que tocou o coração de cada um, incluindo o meu. É um momento do nosso renascimento porque há dois anos vivemos dias difíceis por causa da pandemia. Devemos amar o próximo, dar um sorriso, um bom dia, um abraço, dizer muito obrigado ou por favor, atitudes que nos tornam mais humildes e faz do mundo um lugar melhor”, destaca a adjunta.

A coordenadora dos Conselhos Tutelares e presidente do CMDCA, Natália Dalto, encabeçou a iniciativa de promover a união. Para ela, o ano de 2021 trouxe desafios aos profissionais, que seguem atuando em meio à pandemia do coronavírus.

“Neste ano, preparamos esse momento para acolher, confraternizar e agradecer aos conselheiros tutelares pelo trabalho desenvolvido, principalmente nessa pandemia. Apesar dos riscos, eles continuaram atuando nas ruas, cuidando das nossas crianças e adolescentes. É feito um trabalho de articulação e de fortalecimento da convivência entre os próprios profissionais para unificá-los e reforçar seu papel diante da sociedade”, frisou.

A conselheira tutelar do 4º distrito, Kátia dos Santos, popularmente conhecida como Kátia de Fateca, está em seu 3º mandato. Para ela, a confraternização se tornou um momento "muito especial" para todos os conselheiros.

"Foi a primeira vez que nos reunimos para confraternizar. A pandemia agravou a vulnerabilidade social já vivida pelas famílias e nosso papel foi o de trabalhar, abraçar essas crianças e adolescentes para que pudéssemos minimizar os impactos. Quero parabenizar ao CMDA, à Secretaria da Assistência Social do município e a todos que contribuíram de alguma forma. Estou muito feliz”, contou.

O conselheiro tutelar do 1º distrito, Alexando Anjos, mais conhecido por Alex Canela, espera que o ano de 2022 seja diferente. “Este ano foi desafiador e difícil para todos nós. Tivemos que redobrar nossos cuidados em saúde e em relação ao atendimento ao público. Quero agradecer a Deus por esse momento e parabenizar a todos os conselheiros. Que 2022 seja melhor com muitas notícias boas”, disse.

Presenças
Além do conselheiros tutelares, estiveram presentes as presidentes do CMDCA e coordenadora dos Conselhos Tutelares de Aracaju, Natália Dalto; do Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé), irmã Marisa Inêz Mosena; a assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ingrid Waleska Leite; a representante do Movimento Internacional Bandeirante Brasil - Núcleo de Sergipe, Risonete Lúcia Fonseca. A música ficou por conta conta do conselheiro tutelar do 3º distrito, Almir dos Santos.