Prefeitura promove diálogo sobre violência contra a mulher na UBS Ónesimo Pinto

Assistência Social e Cidadania
30/11/2021 16h50

Em continuidade às ações realizadas no âmbito da campanha dos 21 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 30, na Unidade de Saúde Básica (UBS) Onésimo Pinto, localizada no Jardim Centenário, uma ação para instruir a comunidade local e prevenir esse tipo de violação de direito.

Na ocasião, homens e mulheres se fizeram presentes por meio da articulação em conjunto das Secretarias Municipais da Assistência Social, da Saúde (SMS) e da Defesa Social e Cidadania (Semdec), que atua por meio da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres (CPM) da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, o local foi escolhido estrategicamente devido ao registro de maior número de casos de violência contra a mulher nos bairros circunscritos pela UBS.

“Fizemos a ação na UBS, pois abrange os bairros Bugio e Olaria, que registram maiores índices de violência contra a mulher. Fizemos questão de vir até aqui e incentivar também a participação dos homens no processo”, destacou a coordenadora da CPM.

Entre as pautas debatidas, além de reflexão sobre o tema, os participantes foram instruídos a denunciarem caso presenciem qualquer tipo de violência – seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral – reforçando sobre como cada um pode ajudar as vítimas.

Em paralelo ao debate, foi iniciada a “Campanha Brasileira do Laço Branco: Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, comemorada no dia 6 de dezembro. Segundo Edlaine, a presença dos homens no local foi uma ótima oportunidade para dar o pontapé inicial à campanha.

“Essa é uma luta ampla, que requer também a participação dos homens. Muitas pessoas participaram, foi tudo muito produtivo e o nosso objetivo é esse: fortalecer os canais de denúncia, esclarecer dúvidas e agir para prevenção dos casos. Sempre abrimos espaço para perguntas ao final e até mesmo recebemos denúncias, onde formalizamos o passo a passo de como deve ser feito. É uma ótima ação, que nos deixa próximos da comunidade”, concluiu.