Conselho do Idoso promove ação de educação financeira em parceria com o TJSE

Assistência Social e Cidadania
30/11/2021 17h35

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou ação na tarde desta terça-feira, 30, em parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), sobre educação financeira para idosos.  

O evento contou com apresentação da esquete teatral “Cordel do Idoso Esperto”, que apresentou, de forma lúdica, meios de prevenção e proteção do idoso com relação ao endividamento na terceira idade.

A presidente do COMDI, Maria José Silva Matos, destaca  que o Tribunal de Justiça, preocupado com o endividamento na terceira idade, buscou trabalhar o tema com o conselho municipal, que é responsável, também, pela garantia de direitos.

“O Tribunal de Justiça nos procurou pedindo permissão para nos apresentar o projeto e admiramos a singeleza com que nos procuraram, pedindo apenas alguns minutos para falar sobre a educação financeira. Procuramos a nossa secretária Simone Passos, as nossas dirigentes Roberta e Catarina, pra que a gente pudesse passar isso também para os Cras. Então tivemos as presenças dos Cras e Creas, o que é gratificante, pois eles são o coração, tendo em vista que eles trabalham a família como um todo. Estamos muito felizes”, destacou Maria José.

A coordenadora do Cejusc, a juíza Maria Luiza Foz Mendonça, diz que o trabalho tem como objetivo alertar o público da melhor idade com relação à educação financeira.

“No primeiro contato com o Conselho, apresentamos nossa proposta de educação financeira voltada ao idoso, um trabalho de alerta. Ficamos extremamente satisfeitos com a recepção, com as portas que foram abertas e das oportunidades que surgiram para que divulgássemos a nossa ação. Essa interlocução que teremos doravante é fundamental a fim de estabelecer esse diálogo com os idosos”, disse.

Para a suplente do COMDI, Maria da Glória, a esquete foi surpreendente. “Gostei muito da ação, pois trouxe idosos que fazem parte do Conselho com uma apresentação bem desenvolvida. O que eles trataram abrangeu também seus familiares e cuidadores que estavam presentes, chamando a atenção para o cuidado especial com o público da melhor idade. Estão todos de parabéns”, elogiou.