Espaços públicos da Orla da Atalaia são alvo da ação de vândalos

Serviços Urbanos
30/11/2021 17h25

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju registrou, no final da manhã desta terça-feira, 30, mais um ato de dano ao patrimônio público em um dos mais importantes pontos turísticos da capital. Desta vez, o alvo foi o espaço Maravilhoso Mundo da Criança, na Orla da Atalaia, onde cabos da rede elétrica foram furtados.

De acordo com a Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), a partir de suspeitas, a área vinha sendo monitorada para detectar esse tipo de atividade criminosa, ação semelhante às que já ocorreram em outros locais da Orla, ocasionando, inclusive, a falta de iluminação na região.

“Nas últimas semanas, nossos fiscais observaram que alguns refletores da região dos Arcos, Monumentos dos Formadores da Nacionalidade, entre outras áreas, estavam apagados por conta de problemas na fiação. Hoje, ao notar a presença de dois indivíduos cometendo tal delito, acionamos a Guarda Municipal e a Polícia Militar, uma vez que os mesmos evadiram do local”, explica o diretor de Orlas e Parques da Emsurb, José Olino de Castro.

“A partir do acionamento da equipe da Emsurb, que flagrou dois suspeitos de estarem furtando fios, uma guarnição da Guarda Municipal de Aracaju [GMA] foi deslocada imediatamente ao local indicado e efetuou a prisão dos infratores, que foram conduzidos à delegacia”, pontuou o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça. 

José Olino relembra que, infelizmente, este ano, essa não é a primeira vez que as áreas administradas pela empresa municipal são danificadas por atos de vandalismo. 

“Em julho, na Orla Porto D’anta, as papeleiras recém-instaladas, foram arrancadas e descartadas, após terem as bases de ferro furtadas. Já na Orlinha do bairro Industrial, o centro de artesanato Chica Chaves, o parque infantil e quiosques tiveram as estruturas pichadas”, acrescentou Castro.

Denúncias
A prática de dano ao patrimônio público é considerada ato criminoso previsto no Código Penal. Denúncias desse tipo de crime podem ser feitas ligando para a Polícia Militar, através do 190, ou ainda para a Guarda Municipal de Aracaju no número 153.