Alunos da rede municipal aprovam estratégia de vacinação nas escolas

Educação
01/12/2021 12h20

A manhã desta quarta-feira, 1º, foi repleta de alegria e entusiasmo para alunos da rede municipal de ensino, já que a Prefeitura de Aracaju, a partir de ação conjunta entre as Secretarias Municipais da Educação (Semed) e da Saúde (SMS), iniciou a vacinação nas escolas para os alunos acima de 12 anos. A primeira unidade escolar a receber a equipe do Vacinaju foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria.

A ação na Emef foi iniciada às 8h, quando os alunos do turno e do contraturno, muitos acompanhados dos pais, foram vacinado no pátio da Emef. Nicolly Rodrigues, do 5º ano, tomou a segunda dose do imunizante e, apesar de confessar o medo da injeção, mostrou-se feliz por estar mais segura e protegida contra o vírus.

"Estar protegida é o que importa. Para meus colegas ou jovens da mesma idade, quero dizer que se vacinar não é besteira, principalmente agora, com essa nova variante. É muito bom ter essa oportunidade para podermos voltar ao normal logo, para sair, se divertir e estarmos juntos com segurança", afirma a estudante.

Luan Dantas, do 6º ano, também tomou a segunda dose na escola e pede para que seus colegas não tenham medo de se vacinar. "É bom a gente estar vacinado para não pegar covid-19 e ainda espalhar para meus amigos. Dá um pouco de frio na barriga, mas as pessoas podem ficar doentes de forma séria. Então é bem melhor tomar a vacina", diz.

Já Maria Hisabele, do 4º ano, disse ter ficado nervosa para receber a sua primeira dose, mas, segundo ela, os cuidados contra a covid-19 têm que falar mais alto: "temos que continuar nos protegendo bastante. Essa doença é muito grave e podemos, até, perder alguém que a gente ama muito. Por isso, se vacinar, passar álcool nas mãos e continuar usando a máscara da maneira certa é tão importante", orienta.

Caso o estudante seja menor de idade, a escola encaminha documento para o responsável autorizar previamente que seja vacinado. Outras unidades de ensino da rede municipal também receberão postos de vacinação itinerantes. O calendário será divulgado pela SMS.

A diretora da Emef Jornalista Orlando Dantas, Soray Brito, conta que esta ação nas escolas foi bem celebrada pelas mães que têm dificuldade em levar seus filhos a um ponto de vacinação.

"Recebemos esta ação da Prefeitura com muita alegria por sermos a primeira escola e por vermos que esta é uma iniciativa que vai beneficiar bastante a população. Muitos dos responsáveis por nossos alunos estavam sem tempo para levá-los a um posto fixo de vacinação, já que saem bem cedo para trabalhar e pedir folga é complicado. E hoje estamos com uma grande adesão, todos vieram com autorização dos pais e há uma mobilização e conscientização pela imunização. A vacina é o caminho e os estudos mostram, não podemos duvidar disso", explica a diretora da Emef.

"Apesar de estar nervosa no começo, foi tudo bem tranquilo, não doeu. Covid é uma doença muito perigosa, tanto que meu tio avô, que mora no interior, morreu por causa dela e, quando minha mãe soube que a escola estaria vacinando, disse 'vá tomar a vacina para se livrar logo'. É isso, a gente tem que se vacinar e se defender deste vírus", pontua Ana Clara Silva, aluna do 5º ano.