Prefeitura inicia imunização nas escolas e com carro itinerante para busca ativa

Agência Aracaju de Notícias
01/12/2021 15h00

A Prefeitura de Aracaju continua traçando e executando estratégias para avançar cada vez mais no processo de vacinação da população contra a covid-19. Nesta quarta-feira, 1º, foram colocadas em prática duas ações extremamente importantes para ampliar a cobertura vacinal da capital sergipana: a vacinação nas escolas e o carro da vacina.
  
A vacinação, que acontece nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), que visa atingir o público com idade acima dos 12 anos. A estimativa da SMS é de que 7.800 crianças, ou 30% dos que não se imunizaram, tenham condições de serem vacinadas.

Para isso, os pais são avisados previamente que haverá imunização na escola; depois as diretorias de cada unidade enviam um formulário para que os pais ou responsáveis assinem e autorizem a vacinação de seus filhos. A primeira escola atendida foi a Emef Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, na zona Oeste. O horário de vacinação acontece em três turnos.

A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esteve presente no primeiro dia de vacinação na Emef Jornalista Orlando Dantas e fez questão de alertar os pais dos alunos sobre a importância de autorizar seus filhos a tomarem a vacina.
 
"A SMS e a Semed elaboraram um cronograma iniciando hoje pela Escola Orlando Dantas, para que a gente consiga vacinar um maior número de crianças, tanto aquelas que não tomaram nenhuma dose da vacina, quanto aqueles que ainda não tomaram a segunda dose. Observamos várias situações, como de pais que trabalham e não conseguem levar seus filhos nos pontos de vacinação, pais que não têm dinheiro para levar seus filhos de ônibus a uma Unidade Básica Saúde, por isso a necessidade de a Prefeitura chegar mais próxima da comunidade e nas escolas", explica a gestora.
 
De acordo com a secretária, a estimativa é que a SMS vacine todos os alunos até 15 de dezembro, último dia de aula antes do recesso escolar. "Temos cronograma diário, nos três turnos. A partir de segunda-feira, dia 6, vamos estar com duas equipes nas ruas, ou seja, duas escolas por dia. Fizemos também uma parceria com a Semed para que leve crianças de outras escolas para a escola onde a nossa equipe estiver vacinando. Com isso, a gente espera, até o dia 15, antes do recesso escolar, vacinar o maior número possível de crianças", acredita.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, enalteceu mais essa estratégia da gestão municipal de ampliar a cobertura vacinal. "Essa é uma ação estratégica da Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS e Semed, para garantir o combate à pandemia, a segurança escolar e a continuidade das atividades presenciais com a máxima segurança. Essa ação é bem simbólica e significa dizer que a Prefeitura está atenta à segurança de toda a população. A Semed, quando informa que é possível a continuidade das atividades educacionais presenciais, é porque a Prefeitura está trabalhando para que isso aconteça", destaca a gestora, que também esteve presente na Emef Jornalista Orlando Dantas.

A diretora da Emef Jornalista Orlando Dantas, Soray Brito, disse que a vacina é a única solução para proteger a população do coronavírus. "Acolhemos essa ação com muita alegria. Observamos os casos de covid aumentando na Europa e ficamos preocupados com os nossos alunos. O meio que a gente tem contra a pandemia é a vacinação. Só com toda a população sendo vacinada é que vamos acabar com essa pandemia. Pedimos aos pais de alunos que autorizem essa vacinação para acabar com essa pandemia", conclama.
 
Praticidade
Marcelo Dantas de Souza é pai de uma aluna da Emef Jornalista Orlando Dantas. Quando ele soube que teria uma equipe da SMS na escola, correu para pegar o formulário para assinar e autorizar a vacina de sua filha. "Comentei com meu vizinho e decidi vir aqui pegar a autorização, porque quero que ela seja vacinada logo com a segunda dose. Achei que facilitou, porque é próximo de casa", disse.    

Wilian dos Santos Rosa, de 14 anos, é aluno do 5º ano. Após ser vacinado, ele demonstrou tranquilidade e uma opinião segura sobre o imunizante. "Gostei de tomar a vacina. Acho muito importante para me proteger da doença", resume.
 
Adenilson Alves Santos Junior, 14, aluno do 9º ano, classificou a vacinação na escola como "prática".  "É a minha segunda dose, e acho gratificante tomar a segunda dose, porque muitas pessoas não tiveram oportunidade. Acho melhor tomar na escola, porque aproveita todos aqui num só local e é mais fácil", comenta.
 
Ana Paula Lima levou seu filho Lucas para tomar a segunda dose. 'Estou muito gratificada, porque não fui para um local longe e nem enfrentei fila. Muito feliz e satisfeita", elogiou.
 
Carro da Vacina
Já o carro da vacina é uma ação itinerante da SMS, que percorrerá os bairros da capital para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra a covid. Para receber a dose do imunizante, basta ter idade acima de 12 anos, apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência e documento com foto. O primeiro bairro visitado foi o 17 de Março, em frente a praça do Cras Maria Diná.

A secretária de saúde de Aracaju, Waneska Barboza, disse que a iniciativa do carro da vacina é uma estratégia da Prefeitura para se aproximar da população. "A gente percebe que, mais ou menos 10% da população que deveria estar vacinada, ainda não procurou os postos de saúde. A gente sabe que tem pessoas resistentes, que não vão vacinar, e que tem pessoas com dificuldades de acesso. Para a gente tentar atravessar essas dificuldades, a gente está indo a essas pessoas", afirma.

A secretária ressalta que, apesar de ficar fixo em um ponto estratégico, o carro da vacina também percorrerá as ruas do bairro para fazer a busca ativa. "Hoje estaremos no bairro 17 de Março. Nesse primeiro momento, o ponto fixo é o Cras, e quando, ao longo do dia, a procura estiver baixa, nós vamos passar pelas ruas do bairro para fazer a busca ativa, anunciando que a nossa equipe está lá", frisa.

O carro da vacina pretende imunizar cerca de 60 mil pessoas. "Qualquer pessoa acima de 12 anos pode tomar. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 28 dias; da AstraZeneca, 60 dias; e Pfizer, 21 dias. Estamos colocando vacina em todos os postos de saúde, no drive, nas escolas e nos bairros, com a vacinação itinerante. Agora é contar com a boa vontade e a conscientização das pessoas", conclui a secretária.

Luiz Fernando é morador do 17 de Março. Ele conta que soube do carro da vacina pela televisão. "Decidi vir para aproveitar que estou de folga do trabalho. Achei perto de casa. Acaba facilitando para todos os moradores. Eu aprovei", disse.

Pedro Luiz de Oliveira Gois, 50, também aproveitou a oportunidade. "Gostei muito. Excelente iniciativa. Facilita para os moradores. Já estou querendo tomar a terceira, quando tiver", destaca.

Opinião semelhante tem Iara Laiane Santos Gonçalves, 25. "Uma amiga me avisou que teria o Carro Móvel aqui da vacina e eu vim logo, para aproveitar que é pertinho de casa. Aprovei, o atendimento é ótimo. Estou satisfeita", exclama.