Até o próximo dia 23, os pais ou responsáveis que têm filhos matriculados na rede municipal de ensino de Aracaju devem comparecer à secretaria da escola para fazer a confirmação da matrícula, atestando se o estudante continuará na unidade de ensino no ano letivo de 2022.
A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, detalha que a confirmação é a primeira fase do calendário de matrícula, que acontece todos os anos, próximo ao encerramento do ano letivo.
Para fazer a confirmação da matrícula, basta um dos pais ou responsável informar na secretaria que o aluno continuará na escola. “Com isso, a matricula estará automaticamente renovada e a vaga para o ano letivo de 2022 fica garantida”, destaca Cecília.
A etapa de confirmação da matrícula é fundamental para que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) possa fazer o gerenciamento das vagas, dando continuidade às outras fases da matrícula, que são a transferência interna, quando é possível a mobilidade do aluno dentro da própria rede municipal de ensino, seguida da matrícula de novos alunos que não faziam parte da rede municipal de ensino e, por fim, a matrícula nas vagas remanescentes das etapas anteriores.
“Neste primeiro momento, o processo acontece de forma simplificada, na própria secretaria da escola. Nas fases seguintes, a solicitação é feita pelo sistema online, sem necessidade de enfrentar filas ou passar por constrangimentos para garantir a vaga do seu filho”, destaca a secretária da Educação.
Cronograma
Confirmação da matrícula: até 23 de dezembro, na secretaria de cada Unidade Escolar;
Transferência interna: de 10 a 12 de janeiro de 2022, no Portal da Matrícula;
Matrícula de novos alunos: de 19 a 25 de janeiro de 2022, no Portal da Matrícula;
Matrícula em vagas remanescentes: a partir de 2 de fevereiro de 2022, no Portal da Matrícula.