Prefeitura sensibiliza crianças sobre o meio ambiente com ludicidade teatral

Agência Aracaju de Notícias
03/12/2021 11h00
Início > Noticias > 93470

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem realizando ações teatrais nas escolas municipais com o objetivo de sensibilizar crianças sobre a importância do cuidado com a natureza.

As ações, desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema, buscam ensinar crianças sobre o meio ambiente de forma lúdica. Segundo André Lima, assessor da companhia de teatro da Sema, essas atividades são uma forma educativa e divertida de ensinar assuntos complexos para crianças.

“O teatro tem esse poder de sensibilização, porque ele mexe com o sensível. Então, levar peças teatrais para as crianças, adolescentes e até mesmo adultos, é uma forma lúdica e direta da gente alcançar esse objetivo, porque estamos falando de problemas sérios como preservação do meio ambiente, assuntos que seriam complicados, mas a gente consegue uma simplicidade neles através do teatro”, complementa André.

No bairro Inácio Barbosa, a Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Guimarães Rollemberg recebeu a ação de educação da Sema e a diretora, Jurema Machado, avalia como importante este trabalho, pois reforça o que as professoras já trabalham diariamente.

“Vemos o retorno dessas ações pelas falas dos pais, porque as crianças chegam em casa e contam para os pais o que aconteceu e cobram dos pais as ações que eles aprenderam aqui e isso é muito importante, pois às vezes os pais não tiveram essa orientação, mas os filhos repassam e esses ensinamentos vão se multiplicando”, declara Jurema.

A professora Silésia Azevedo partilha do mesmo pensamento e acrescenta a importância pelo fato das crianças morarem próximo do rio, ou seja, é uma realidade muito próxima deles. “É um tema que temos que estar abordando sempre, porque é algo necessário e do dia a dia, desde do papelzinho de bala que eles colocam no lixo ao quintal de suas casas, então são cuidados que temos que trabalhar diariamente.”, enfatiza.

Clara Mariana, acadêmica em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe e estagiária da Sema, ver essas ações como uma oportunidade de já ir se adaptando, ir aprendendo a lidar sobre a abordagem de temas como estes com as crianças e adolescentes, já que está prestes a se formar na área da licenciatura.

“Na maioria das vezes a realidade dos alunos é diferente, cada um tem seu ambiente de casa, e é muito sensível pra gente essa parte, porque a gente consegue lidar com as pessoas de uma forma mais sensível, não só como aluno, mas como pessoa que está ali, que tem dificuldades que a gente consegue lidar de uma maneira mais sociável”, diz Clara.

Retorno das ações presenciais
Durante a pandemia, a equipe manteve os trabalhos de forma remota e elaborou vídeos para serem reproduzidos nas escolas. Com a flexibilização e a crescente diminuição positiva de casos da Covid-19, as ações voltaram ao presencial. "O setor de Educação Ambiental da Sema vem retomando as ações educativas, seguindo as medidas sanitárias vigentes", frisa a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaela Ribeiro.

“Essa volta presencial está sendo maravilhosa, porque nosso papel e nossa função é trabalhar diretamente com o público, então essa volta nos possibilitou a dar continuidade com esse trabalho incrível que a gente vem fazendo há muito tempo, e a recepção das escolas, dos alunos está sendo muito gratificante”, destaca André.

Segundo Raphaela, a equipe tem agenda para todo este mês e para o próximo ano e as ações estão sendo expandidas para novos locais. “A apresentação das esquetes ocorre por meio de agendamento feito pela comunidade e instituições, ou por iniciativa do setor de educação ambiental”, explica.