Prefeitura sensibiliza guardas municipais sobre ativismo pelo fim da violência contra mulher

Guarda Municipal
03/12/2021 15h44

O Mapa da Violência do ano de 2015 informa que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de assassinatos de mulheres. Os dados apontam que 13 mulheres são mortas todos os dias no país, com a maioria dos casos ocorrendo dentro do ambiente doméstico e familiar.

Como forma de fomentar uma cultura de paz e sensibilizar os integrantes da Guarda Municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social, da Saúde e da Defesa Social e da Cidadania, realizou nesta sexta-feira, 3, uma roda de conversa com parte das ações da campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, destaca a importância de ações que inibam e combatam a violência de gênero em quaisquer de suas formas.

“A campanha brasileira do laço branco - homens pelo fim da violência contra a mulher - visa incluir a participação masculina nessa luta. Os laços aqui distribuídos e essa roda de conversa representam o apoio da corporação à causa. Nós, enquanto instituição de segurança pública abraçamos a campanha e enquanto homens e cidadãos nos comprometemos a respeitar e garantir os direitos das mulheres, contribuindo para a construção de uma cidade mais humana e igualitária”, afirma.

Essa ação conjunta iniciada em 20 de novembro vem sendo desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres, da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social; pelo Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes,da Secretaria Municipal da Saúde; e pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Aracaju, vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, que trabalha em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe na proteção de mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas.

Coordenadora de políticas públicas para mulheres da Prefeitura de Aracaju, Edilaine Sena enfatiza a atuação conjunta e como essa rede de proteção tem sido fundamental para a proteção das mulheres na capital.

“Nós temos articulado essa ação com as demais secretarias e órgãos para que o município de Aracaju possa propor uma assistência maior às mulheres. Cada secretaria dentro de sua esfera de atuação, seja proteção e cuidado à saúde, assistência em caso de vulnerabilidade econômica para mulheres que se encontram em situação de violência doméstica. Propomos uma ruptura da violência atendendo essa mulher em todas as suas necessidades, sem julgamentos e sem acusações”, enfatiza.

Patrulha Maria da Penha
Criada com o propósito de garantir o cumprimento das medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica na capital, a Patrulha Maria da Penha (PMP) atua através de convênio firmado com o Tribunal de Justiça de Sergipe, que encaminha a lista de mulheres que apresentam alto risco de violência, geralmente por parte de seus companheiros ou ex-companheiros.

Durante seus dois anos de atuação a PMP já atendeu a mais de 100 mulheres em situação de risco e, atualmente, faz o acompanhamento diário de 28 mulheres em seus ambientes de trabalho, residências e demais locais onde essa mulher julgue necessária a presença dos guardiões.