Assessoria LGBTQIAP+ faz balanço das ações realizadas no segundo semestre do ano

Assistência Social e Cidadania
06/12/2021 14h00

Finalizando as ações referentes ao ano de 2021, a Assessoria LGBTQIAP+, da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, formalizou a entrega do relatório de gestão das ações realizadas no segundo semestre deste ano.

A entrega foi realizada pelo assessor para Assuntos LGBQIAP+ da capital, Marcelo Lima, nesta segunda-feira, 6, para a secretária da Assistência Social, Simone Passos, que posteriormente irá entregar o documento ao prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo a Simone, a ocasião também serviu para debate de tudo o que foi realizado no período citado e possíveis ações para o ano que vem.

“Foi um momento muito importante para a Secretaria com a entrega de dados, de ações concretas feitas pela Assessoria LGBTQIAP+. Ficamos muito felizes em receber esse relatório com todas as ações para garantir direitos a esse público que tanto necessita. Com isso, é possível fazer um balanço de tudo que fizemos ao longo deste ano, do avanço que tivemos mesmo durante a pandemia, e quero relembrar que a Assessoria não parou em momento algum. Com isso conseguimos filtrar tudo aquilo que foi positivo e o que podemos melhorar ainda mais para o ano de 2022”, enfatizou.

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social, Selma França, a atuação diária da Assessoria é fundamental para garantia de direitos e enriquecimento do conhecimento por parte de toda a equipe envolvida.

“Muito importante tudo o que a Assessoria LGBTQIAP+ realiza diariamente para atender e abraçar esse público que tanto precisa. Temos uma equipe muito competente, com enorme vivência e experiência que sempre colabora para que todos estejam muito capacitados para os atendimentos. Analisar o que fizemos durante este ano faz com que possamos ter um olhar ainda mais apurado para planejarmos as atuações do ano que vem”, destacou.

Execução contínua

Para o assessor Marcelo Lima o momento foi ainda mais importante, pois contou com dados validados sobre atendimentos e ações, seja no âmbito do Cadastro Único (CadÚnico) para possibilidade de recebimento de benefícios socioassistenciais ou relacionados à retificação de nome e gênero.

“Foi um marco para que possamos abraçar cada vez mais esse público. Nosso maior objetivo é garantir cada vez mais inclusão para essas pessoas e estamos conseguindo evoluir. Conseguimos garantir inclusão por meio das retificações - que facilitam até mesmo a entrada no mercado de trabalho - garantir também inclusão no CadÚnico, entre outras ações. Então é importante mostrarmos o que foi feito para que, juntos, possamos dar continuidade no próximo semestre”, concluiu.