Prefeitura disponibiliza canais para solicitação de serviços de iluminação pública

Infraestrutura
06/12/2021 16h50

A modernização do parque de iluminação pública já é uma realidade na capital. A troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED acontece de forma gradual e, ao mesmo tempo, o consórcio Conecta Aracaju S/A, responsável pelo processo, também realiza a manutenção das luminárias que ainda não foram contempladas com a nova tecnologia.

Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), reforça que a população pode colaborar com a identificação de pontos de luz em mau ou sem funcionamento, através de canais diversos e eficazes de comunicação.

As solicitações podem ser feitas pelo aplicativo Conecta Aracaju, disponível para download gratuito na Play Store  (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.exati.aracajuiluminada); pelo site Conecta Aracaju Cidade Iluminada, no endereço https://conectailuminaaracaju.cidadeiluminada.com.br/#/; pelo 0800 002 1743, disponível 24h, todos os dias da semana; ou no ponto fixo de atendimento, localizado na sede da Conecta, na avenida Augusto Franco, 2500, bairro Ponto Novo.

De julho, quando o serviço foi iniciado, até o momento, já foram substituídas cerca de 2.416 lâmpadas danificadas em todo o município. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca a importância do envolvimento da sociedade no processo.
 
“As equipes fazem o mapeamento, mas a maior parte do trabalho é proveniente das solicitações. A população vê a lâmpada danificada e pode, imediatamente, entrar em contato para pedir o reparo. Assim o trabalho é mais ágil e os prejuízos são mínimos”, explica Ferrari.

Há ainda outros tipos de manutenção, a exemplo de reparos na conexão e no reator, troca de braço de poste. Somado, o trabalho chega ao número de 11.500 intervenções. “Todo este trabalho é feito para que Aracaju continue bem iluminada até que todo o parque de iluminação pública seja totalmente modernizado com as lâmpadas de LED, que são mais potentes, mais econômicas e tem maior vida útil. São 24 bairros que já estão sendo beneficiados, e as pessoas certamente percebem a diferença”, reforça o secretário.

PPP da iluminação pública
O consórcio, firmado com a empresa Conecta Aracaju S/A, irá gerir o parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar a melhoria de quase 60 mil pontos luminosos e a ampliação da rede na cidade. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.