Decoração natalina de Aracaju agrada população local e turistas

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2021 08h10
Início > Notícias > Decoração natalina de Aracaju agrada população local e turistas

Aracaju está ainda mais iluminada com o acendimento de mais 15 milhões de luzes da decoração natalina do Parque da Sementeira, da Orla da Atalaia e outros pontos da capital. Com a parceria da Energisa e com recursos próprios, a Prefeitura de Aracaju iniciou na semana passada mais duas etapas do Natal Iluminado 2021, as quais se somam à decoração do projeto no Centro da cidade, realizada em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE).
 
O projeto proporciona mais do que luzes e decoração para Aracaju, representa uma espécie de símbolo que reacende a esperança de que dias melhores virão, após o cenário de pandemia que, atualmente, com o avanço da vacinação, tem dado sinais expressivos de contenção. 

Em meio aos adereços iluminados, aracajuanos e turistas trocam impressões e expressões num estado de renovação do otimismo. Entre os que já haviam presenciado a iluminação em anos anteriores e os novos apreciadores, a comoção é sentimento comum. 

O entusiasmo juvenil da estudante Luize Gabriele não foi exagero diante da decoração no Parque da Sementeira. Para apreciar o momento, ela foi acompanhada da família. 

“Ficou tudo muito lindo, a apresentação, tudo. Recomendo a todos que venham ver. Dá para juntar a família. Eu mesma vim com minha mãe, minha tia, minha prima e meu irmão para ver as luzes, afinal, é o momento natalino e traz muita esperança. O ano de 2020 foi muito complicado, 2021, também, e esperamos que 2022 seja bem melhor para todos”, diz a estudante. 

O estudante Jonas Silva decidiu ir para o acendimento das luzes, pela primeira vez. “Vi o post nas redes sociais e me empolguei para ver as luzes no dia da abertura, no parque, e tudo está muito bonito e bem organizado, com um espaço bem estruturado. Acredito que, de fato, o projeto deste ano é mais uma demonstração da retomada do ritmo e espero que seja um sinal de que 2022 será um ano mais tranquilo para todos”, deseja Jonas. 

Veterana na visitação das luzes, a recepcionista Adjane Coelho comparece ao Natal Iluminado desde a primeira edição, em 2017, e, segundo ela, a cada ano, se encanta mais com as luzes. “Não deixo de apreciar porque é um momento muito bonito, em Aracaju. Trago minhas crianças, chamo meus vizinhos para aproveitar a beleza das luzes. Durante a pandemia, muita gente viveu o luto e mesmo aquelas que não perderam pessoas próximas sentiram o impacto, então, eventos como esse renovarão nossa alegria e fé no futuro”, ressalta. 

Igualmente bela, a Orla da Atalaia, um dos principais pontos turísticos da capital, ganhou mais um atrativo para se unir aos seus demais encantos que já fascinam que chega e quem já faz morada na capital. 

Vindo do outro lado do oceano, o turista português José Gago não economizou elogios. “Estou achando ótima. Está bonita, muito bem organizada, de bom gosto, assim como o restante da cidade. Venho visitando os estados do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte, e, realmente, Aracaju é encantadora. Agora, com essas luzes, só ficou mais bela. Pretendo voltar outras vezes e até penso vir morar em Aracaju. Das cidades que visitamos, ela foi a que mais nos agradou”, compartilha José.
 
Visitante de Brasília, Luciana Oliveira também se surpreendeu com Aracaju. "Me surpreendeu positivamente. Não é uma cidade muito grande, mas é muito bonita, muito bem organizada e, ao andar por Aracaju, vi muitas obras em andamento, ou seja, uma cidade que está crescendo, sendo vitalizada e isso é muito bacana, não só para quem visita, mas, sobretudo, para que mora. Os espaços são muito bem utilizados. Outra surpresa foi o Natal Iluminado. Não sabíamos da inauguração e ganhamos esse presente”, frisa. 

O paulista Luiz Carlos Souza, que visita Aracaju pela primeira vez, diz que a cidade é "muito limpa, organizada". "O povo daqui é acolhedor e estou apaixonado pela cidade. Pretendo vir outras vezes, principalmente pelo acolhimento das pessoas. A cidade trouxe um novo despertar de vida porque a gente passou por dois anos muito difíceis por conta da pandemia e, agora, renovamos as forças para continuar lutando e precisamos disso. A Prefeitura fez um trabalho excelente, neste sentido, de revigorar nossas forças para enfrentar 2022”. 

Novas etapas 
Com as novas etapas, o total de 15 milhões de pontos de luz se soma aos 4,5 milhões já acesos no Centro da capital.

Para a ornamentação do Parque da Sementeira, foram utilizados sete milhões de pontos de luz. O projeto conta com elementos flutuantes, como a árvore de Natal, de 12 metros, caixas de presentes e reis magos, além de uma casa do Papai Noel interativo, um presépio dourado e trenó com lâmpadas, simulando o movimento das renas. Entre os atrativos também se inclui a locomotiva do Papai Noel, cinco pórticos, dez árvores estilizadas e anjos em 3D.

A parceria entre Prefeitura e Energisa foi firmada em 2017 e, desde então, o Natal Iluminado no Parque da Sementeira tem sido ampliado, atraindo, cada vez mais, a presença do público.

A outra etapa contemplada nesta segunda foi a Orla da Atalaia que também ganhou diversos elementos. O acendimento ocorreu nos Arcos, ponto central da decoração que conta com uma árvore de 12 metros, iluminação dos arcos, letreiro e bola em 3D, peças de solo, peças iluminadas e display adesivo. Além disso, também foram instaladas 110 peças iluminadas nos postes existentes em toda a extensão da avenida Santos Dumont.

Com um investimento de cerca de R$2 milhões, o projeto total conta com 8 milhões de pontos de luz e 850 peças que foram dispostas no espaço de lazer da Atalaia e ruas da cidade, além das orlas Pôr do sol e Porto Dantas.

Também receberam iluminação as avenidas Beira Mar, Júlio César Leite (região do Aeroporto Santa Maria), Euclides Figueiredo, Ivo do Prado, Tancredo Neves, Hermes Fontes e o Morro do Urubu.