Aracaju vacinou mais 16.793 pessoas contra covid-19 nesta semana

Agência Aracaju de Notícias
11/12/2021 20h00

Seguindo com o cronograma da campanha municipal de imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou mais 16.793 aracajuanos entre segunda-feira (6) e este sábado, 11.

A administração municipal tem buscado acelerar a imunização dos cidadãos, disponibilizando vacina nas 44 unidades de saúde e nas unidades de ensino municipais. Além disso, nos bairros com menores índices de vacinados com as duas doses, realiza busca ativa com o carro da vacina.

Até o momento, já são 519.131 aracajuanos com idades a partir de 12 anos vacinados com ao menos uma dose, o que representa 92,27% da população. Com as duas doses, já são 461.350 ou 82% da população vacinável.

A vacinação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) é uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e visa agilizar o acesso à imunização dos alunos matriculados na rede com idade acima dos 12 anos. Cada escola encaminha a solicitação da autorização aos pais ou responsáveis e, mediante a permissão, a imunização é realizada.

O carro da vacina, por sua vez, é uma ação itinerante da SMS, que percorre os bairros da capital para aplicação de primeira, segunda e terceira doses do imunizante contra a covid. Para receber a vacina, basta ter idade acima de 12 anos, apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência e documento com foto. Ao longo da semana, foram contemplados com o carro da vacina os bairros Soledade, Coroa do Meio, Japãozinho e Santos Dumont.

Acaba sendo uma chance a mais para quem ainda não tinha conseguido completar seu ciclo vacinal, como era o caso do entregador Bruno Santos, 32 anos, que tomou a segunda dose no carro da vacina.

“A vacinação não é só importante para mim, mas para todo mundo. Acabei atrasando um mês para tomar a segunda dose por conta da correria do trabalho. Então, ter esse carro aqui facilitou bastante, porque moro na região e é bem rápido”, afirma.

O aposentado Givaldo dos Santos, 63 anos, que mora do Santos Dumont, aproveitou a passagem do carro da vacina para tomar sua dose de reforço, e gostou da forma como o projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura, o que lhe garantiu mais praticidade.

“Vim tomar a terceira dose, pra reforçar. Tomei as outras duas e não senti nada, é pra proteger, ter mais garantia. Eu ouvi o carro passando e anunciando e vim correndo para aproveitar. O atendimento é uma beleza, tudo rapidinho”, ressalta Givaldo.

O fato de a Prefeitura de Aracaju ir às comunidades é positivo também por conta do impacto socioeconômico resultante dessa estratégia de vacinação, uma vez que a pandemia impactou também a situação financeira da população.

Assim, para Silvana Ferreira, 43 anos, a presença da vacinação itinerante perto da sua residência significa economizar o dinheiro que seria gasto na locomoção a um outro ponto da cidade.

“Eu tomei a segunda dose hoje [10], porque fiquei doente e depois ficou longe para ir. É difícil pagar condução para quem está desempregado. Mas o carro veio aqui e eu decidi vir hoje. É uma maravilha”, diz.

A vacinação segue também por meio dos demais locais de acesso, o drive-thru no Parque da Sementeira e em todas as 44 UBSs da capital, em uma cobertura ampla, de modo a garantir que todos possam ser imunizados o mais rápido possível.

Imunizada com a dose de reforço na UBS Carlos Fernandes, no bairro Cidade Nova, Givalda Meneses, 39 anos, estava aguardando ansiosa pelo momento. “É uma maneira de se proteger, ficar mais tranquila, segura. Eu estava só esperando dar a data para vir logo e minha família já está toda vacinada.”, ressalta.