Prefeito Edvaldo acompanha posse da nova Mesa Diretora do TCE/SE

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2021 13h17

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã desta sexta-feira, 10, a posse do conselheiro Flávio Conceição como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Ele sucede o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro. Na solenidade, ocorrida no pleno do Tribunal, também foram empossados os conselheiros Ulices Andrade e Angélica Guimarães para os respectivos cargos de vice-presidente e corregedor-geral. A nova Mesa Diretora foi eleita pelo Colegiado no último dia 25 e fica à frente do órgão no biênio 2022/2023.

"Tenho certeza  de que o conselheiro Flávio Conceição fará um grande trabalho na presidência do Tribunal, dando continuidade às realizações do ex-presidente, Luiz Augusto Ribeiro, especialmente pela prática que tem, pelos cargos que já ocupou e pela experiência adquirida ao longo dos anos. Desejo que ele possa trabalhar para que tenhamos resultados em benefício da sociedade, sendo o Tribunal de Contas um instrumento de fiscalização, de educação e, acima de tudo, de trabalho conjunto para que os recursos públicos sejam, cada vez mais, bem aplicados em defesa da sociedade, da população que mais precisa", destacou Edvaldo, ressaltando a importância da integração entre os poderes para o benefício da população.

Ao ser empossado como novo presidente da Corte de Contas, o conselheiro Flávio Conceição se disse honrado em presidir "uma instituição tão fundamental para o povo sergipano". Ele também agradeceu "aos conselheiros e conselheira desta Corte pela confiança depositada" e frisou estar certo de que contará com o apoio de todos na condução do seu mandato. O novo presidente do TCE também colocou seu conhecimento "à inteira disposição do Tribunal", para uma gestão tão exitosa quanto a do seu antecessor.

"Assumo o compromisso de continuar atuando com a mesma efetividade e transparência. O ex-presidente cumpriu sua missão em uma das gestões mais difíceis desta Corte. Meu desafio é seguir, de maneira cartesiana, os compromissos firmados com o colegiado, gerindo com os olhos fitos no futuro. Os Municípios precisam ser fiscalizados, mas não há necessidade de ser uma relação conflituosa. É tempo de darmos as mãos", frisou.

O novo presidente do TCE também apontou os desafios que deverão ser enfrentados na sua gestão, mas afirmou que buscará "o equilíbrio para o Tribunal se adaptar à nova realidade". "Hoje, nosso maior desafio ainda é a pandemia. Mas tenho uma equipe empenhada ao meu lado, um time especialista em surpreender. Sonho com um tribunal com cobertura cada vez maior, valorizando a democracia, humanismo, sem desprezar a coisa pública. Sonho com um tribunal em sintonia com a sociedade, atento a tudo o que envolve a população, abrindo as portas, cada vez mais, ao povo. Manifesto meu desejo com o coração. À sociedade, desfrutem da certeza de que minha gestão terá como pilar a legalidade", assegurou.

Ao transmitir o cargo para o novo presidente, o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro agradeceu a oportunidade de ter exercido a função pelos últimos dois anos e aos seus pares pelo apoio na condução do seu mandato na Corte de Contas. Ele lembrou que sua gestão foi marcada por um dos momentos mais difíceis já enfrentados pelo país - a pandemia do novo coronavírus -, mas ressaltou que isso "não inviabilizou o trabalho do Tribunal, especialmente porque, sempre enxergou as dificuldades como uma janela de continuidade". O ex-presidente também desejou à nova Mesa Diretora "profícua gestão" e que "possam agir de maneira integrada, com atuação efetiva, olhar qualificado, para que os efeitos de atuação possam ser sentido pelos destinatários", frisou o conselheiro, parabenizando os novos presidente, vice-presidente e corregedora-geral.

Representando o colegiado, o conselheiro decano Carlos Pina também parabenizou a nova diretoria da Corte de Contas. "Este é o momento mais solene de um mandato administrativo. Que Deus os proteja e os inspire para o bem deste Tribunal e de Sergipe. É tempo de renovação, reconstrução e esperança. Que vocês possam seguir confiantes no futuro que começa, no próximo dia 1º de janeiro de 2022, honrando o passado que nos trouxe aqui. Parabéns e votos de felicidade aos conselheiros, hoje empossados como presidente, vice-presidente e corregedora-geral do Tribunal de Contas de Sergipe", expressou.

Participaram da solenidade o governador Belivaldo Chagas, a vice-prefeita Katarina Feitoza, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), Edson Ulisses de Melo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Vinícius Porto, além de diversas autoridades do Estado, prefeitos e prefeitas das cidades sergipanas.

Novo presidente

Flávio Conceição de Oliveira Neto é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Em sua vida pública, ele foi chefe da Casa Civil em dois governos, presidiu o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e também foi secretário de Estado de Transportes, Obras e Energia. No TCE/SE, Flávio foi empossado como conselheiro em 28 de dezembro de 2006.