Prefeitura capacita equipes dos Centros de Referência da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
10/12/2021 17h10

De modo a garantir atendimento ainda mais qualificado e humanizado aos usuários dos 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou uma qualificação com parte das equipes que atuam nesses equipamentos socioassistenciais.

Na ação, realizada em dois momentos, na quinta-feira, 9, e nesta sexta-feira, 10, os cadastradores do Cadastro Único (CadÚnico), os auxiliares administrativos e recepcionistas que atuam diariamente nos Cras participaram da capacitação, a qual foi realizada no auditório do Cras Terezinha Meira, no bairro Olaria. 

Segundo a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da Assistência Social de Aracaju, Roberta Salgado, a capacitação cumpre papel fundamental no âmbito geral sobre os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

"Trouxemos explicações sobre os serviços da Proteção Social Especial para que eles possam também conhecer e entender que lá fora, além dos Cras, nós temos toda uma rede de apoio para os usuários. O Cras é a porta de entrada da política de assistência com trabalho protetivo e preventivo e, através dessa escuta no espaço que o usuário tem dentro do equipamento, qualquer necessidade que seja identificada, o encaminhamento deve ser feito para as equipes técnicas que poderão prosseguir com os atendimentos e direcionar, com atuação intersetorial, para que as demandas sejam solucionadas", ressaltou Roberta. 

Dentre os temas abordados, uma explicação completa sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e também sobre as Proteções Sociais Básica e Especial foi passada a todos que participaram. Além disso, houve espaço aberto para resolução de dúvidas. 
 
Agregando conhecimento 
De acordo com a coordenadora de Políticas Sociais e Transferência de Renda, Yolanda Oliveira, a capacitação foi uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda para agregar conhecimento sobre serviços que estão inclusos no SUAS. 

"Sentimos essa necessidade porque esses profissionais fazem parte de equipamentos que são a porta de entrada para os serviços da Assistência Social e é necessário que eles entendam tudo que funciona dentro do equipamento como também de toda a política de assistência social. Fizemos uma pesquisa inicial para saber qual o interesse deles nessa formação e eles fizeram alguns indicativos. Pudemos atuar em conjunto com as Proteções Sociais Básica [PSB] e Especial [PSE] e foi uma ação muito rica, que com certeza irá qualificar ainda mais os atendimentos", afirmou. 

Cadastrador do CadÚnico no Cras Terezinha Meira, Regis Marcos Feitosa participou da ação de capacitação e destacou ter aprendido "bastante coisa sobre o BPC, sobre os níveis de proteção social e o SUAS em geral".
 
"Foi muito importante, pude agregar conhecimento até mesmo para melhorar os atendimentos aos usuários. Estou muito grato por esta oportunidade e que futuramente tenham outras para atender e acolher com ainda mais carinho as pessoas que nos procuram nos Cras", enfatizou Regis.