Prefeitura conclui recapeamento da avenida Santos Dumont no sentido praias

Obras e Urbanização
14/12/2021 16h00

A Prefeitura de Aracaju já concluiu a primeira etapa da obra de recapeamento asfáltico da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia. O serviço, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), contemplou com um novo pavimento toda a extensão da via no sentido praias, proporcionando mais comodidade e segurança para quem trafega na direção Sul da cidade por esta rota.

Nesse trecho, de 3,5 km de extensão, foram utilizadas 3.372 toneladas de massa asfáltica (Concreto Asfáltico Usinado à Quente) para completar esta primeira fase. A recuperação da avenida, que já apresentava desgaste oriundo da ação do tempo e do fluxo intenso de veículos, foi viabilizada por uma técnica denominada fresagem, que consiste na retirada de todo pavimento desgastado e aplicação de uma nova camada asfáltica.
 
O antigo pavimento retirado é levado para a usina da Diretoria de Operações da Emurb, e é reutilizado para formação de base e composição de revestimento primário de ruas e avenidas da cidade, garantindo um aproveitamento do material e mais economia aos recursos municipais.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, classifica esta obra como imprescindível. “A avenida Santos Dumont já vinha mostrando sinais dos danos que sofreu, era notório. Dedicamos atenção àquele local, neste momento de fim de ano, por ser bastante frequentado. À medida que o recapeamento avança, as melhorias já vão sendo percebidas e a grande beneficiada é a população, que pode trafegar pela região com mais segurança e conforto, assim como em outras áreas da cidade”, diz.

A revitalização começou a partir do farol do bairro Coroa do Meio e seguiu no sentido Sul até a região da Passarela do Caranguejo. Com esta etapa concluída, o trabalho será executado no sentido contrário da via, perfazendo um total de quase 8 km de malha viária recuperada.

Sinalização
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju já iniciou a pintura da sinalização horizontal da avenida, que inclui as faixas de pedestres, as vagas de estacionamento e as linhas de eixo e bordo.