Prefeitura capacita aracajuanos para construção civil em parceria com Ferreira Costa

Formação para o Trabalho
14/12/2021 17h50

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o home center Ferreira Costa, promoveu, nesta segunda e terça-feira, 13 e 14, duas turmas da oficina de Aplicação em Impermeabilizantes, destinada ao segmento da construção civil. As aulas foram ministradas nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) da Fundat nos bairros 17 de Março e Coroa do Meio.

Essa capacitação objetiva qualificar os aracajuanos que já trabalham ou desejam atuar na área de construção civil. A oficina foi lecionada pelo instrutor Alexandre Mendonça, que possui vasta experiência na aplicação de impermeabilizante, e abordou temas como inundações em lajes, paredes e piscinas, e respectivas soluções de impermeabilização.

Além da teoria, a oficina contemplou atividades práticas, de modo a mostrar como funciona a aplicação do impermeabilizante para que os alunos fixassem bem o que aprenderam no conteúdo teórico.

Segundo Alexandre Mendonça, os alunos foram participativos durante a aula. “Fiquei bastante feliz que os alunos tiveram empenho na oficina. É muito gratificante fazer parte de uma ação como essa e ver que estamos impactando a vida dessas pessoas. Os alunos tiraram bastante dúvidas em relação à construção civil de modo geral. Essa qualificação é importante para que eles possam não somente trabalhar com isso, mas até fazer na própria residência deles”, explica o instrutor.

Além da oficina ofertada, os parceiros do Ferreira Costa disponibilizaram aos alunos acesso à plataforma "Parceiro da Construção”, que contém aulas voltadas para a gestão de negócios. Essa plataforma viabiliza o desenvolvimento do aluno que participou dessa capacitação de impermeabilização, pois é uma extensão do que foi aplicado.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, avalia a parceria como importante para diversificar o catálogo de capacitações da Fundação. “Somos parceiros do Ferreira Costa há bastante tempo, mas a cada ano estamos consolidando a parceria através das qualificações ofertadas para os cidadãos. É necessário a gente ofertar diversos cursos e oficinas em várias áreas, inclusive para construção civil, que tende a crescer. Com isso, capacitamos os aracajuanos que atuam ou desejam trabalhar nesta área”, explica.

De acordo com o assistente de marketing e relacionamentos do Ferreira Costa, Saulo Silva, a empresa foca em projetos que qualificam a comunidade. “Temos a parceria com a Fundação porque acreditamos no trabalho que ela exerce para os aracajuanos. A gente está sempre buscando potencializar os cidadãos por meio de projetos sociais, por isso, a parceria só tende a permanecer com o intuito de trazer capacitações nas áreas de construção civil", frisou.