Cras Benjamin Alves retoma atividades presenciais com idosos após dois anos

Assistência Social e Cidadania
14/12/2021 20h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves, equipamento socioassistencial gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, reuniu o Grupo de Idosos “Ondas do Mar”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), após dois anos, e promoveu uma confraternização com atividades recreativas, danças, comidas e muita alegria. 
 
A ação contou com aulas de educação física, alongamentos, atividades de flexibilidade e mobilidade, além de dança, tendo em vista que a música é um estímulo para esse público e motiva, ainda mais, os idosos.

Segundo Iulná Almeida, coordenadora do Cras, o evento objetivou fortalecer os vínculos entre os idosos. A ação seguiu todos os protocolos de biossegurança recomendados para evitar o contágio pelo coronavírus.

“Eles adoram as atividades e sempre perguntam nos grupos quando terá novamente, só pensam em voltar. É o que eles gostam de fazer. Convidamos um profissional de Educação Física que faz bastante atividades com eles e fizemos diversas dinâmicas. Em uma das dinâmicas, perguntamos o que eles esperam para o ano de 2022 e a maioria respondeu que deseja bastante paz, saúde e prosperidade para todos”, ressaltou Iulná.

Ao todo, 17 usuários retornaram as atividades. O grupo ressaltou a saudade que estava desse encontro coletivo, que estava suspenso em decorrência da pandemia. Para Célia Alves, 70, retornar às atividades no Cras foi motivo de emoção. 

“Eu saí da intubação há poucos dias e adoro brincar, dançar e fazer artesanato. Frequento o Cras há quatro anos e, chegando na confraternização, chorei de felicidade. Me sinto muito bem e todo ano quero vir. Se comunicar só por áudio durante essa pandemia foi muito ruim, então é muito importante esse encontro presencialmente”, disse Célia.

Já Doraci Ribeiro, 68, também destacou estar feliz com o retorno das atividades presenciais. “Frequento o Cras desde 2006, e esse espaço, para mim, é um pedacinho da minha casa, gosto muito daqui. Apesar de ter essa parada por conta da pandemia, mas, graças a Deus, tudo vai voltar ao normal. Foi ruim ter ficado em casa por muito tempo”, afirmou.

O Grupo de Idosos “Ondas do Mar” do SCFV atende cerca de 40 idosos do bairro Coroa do Meio e, desde o início da pandemia, realiza atividades apenas de forma remota.