Prefeitura realiza Drive-thru do Afeto para usuários do Centro Dia

Assistência Social e Cidadania
16/12/2021 14h35

O Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro Dia), unidade administrada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, o Drive-thru do Afeto, uma confraternização natalina para demonstrar para os usuários que, em sua maioria, permanecem com os atendimentos de forma não-presencial.

Animada, a ação contou com música, momentos de emoção e distribuição de kits natalinos e lanches aos 34 usuários do equipamento que se deslocaram até o espaço na companhia de um familiar, em transporte disponibilizado pela Prefeitura.

Para Lívia Caroline Menezes Almeida, coordenadora do Centro Dia, apesar de a unidade estar com apenas 14 usuários nas atividades presenciais, a ação conseguiu atender a todos os que utilizam os serviços do equipamento.

“Foi com muita alegria que realizamos o Drive-thru do Afeto. Nesse ato conseguimos reunir os 34 usuários na van, de forma escalonada, proporcionando a eles alegria, lembranças, lanches e para matarmos um pouco da saudade”, destacou a coordenadora.

A assistente social do Centro Dia, Ana Sara, destaca que a ação foi um momento de confraternização. " Trouxemos os usuários que estavam há tanto tempo longe dos nossos serviços para que pudéssemos ter esse reencontro e diversão”, disse.

Maria Bethânia Cardoso Lopes Leão, educadora social do Centro Dia, diz que o nome da ação traduz o que a equipe gostaria de passar para os usuários do equipamento socioassistencial: afeto. “Estamos recebendo nossos usuários de uma maneira diferente. Nesse momento de pandemia, que não podemos nos aproximar, promovemos o Drive-thru do Afeto, porque afeto é o que não nos falta para os nossos usuários. Recebemos eles assim, com muito amor e carinho”.  

A dona de casa Minelvina Marize Freire da Costa, mãe do usuário Osmar Freire da Costa que possui deficiência mental, ficou emocionada ao chegar no Centro Dia e aproveitou para agradecer o carinho da equipe para com os usuários do equipamento.

“Eu amei esse drive-thru. Fiquei tão emocionada, porque os profissionais do Centro Dia são muito especiais, eles fazem festas em datas comemorativas, fazem as nossas crianças sorrir, principalmente, depois dessa pandemia. Foi maravilhoso, muito bonito, muito organizado, fiquei extremamente emocionada. Só tenho a agradecer a todos por fazerem nossos filhos felizes. Nossos filhos são especiais, entendem do jeito deles, mas eles ficam muito felizes. O Centro Dia é nota mil e eu só tenho a agradecer e parabenizar”, afirmou.

O Centro Dia
O Centro Dia está localizado na travessa Canaã, no bairro Pereira Lobo, região central da capital, e possui uma equipe de 12 pessoas profissionais, entre educadores sociais e cuidadores. O equipamento atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiência visual, cognitiva e física, e portadores de algumas síndromes, como Síndrome de Down e do Espectro Autista.

Atualmente, o espaço retomou as atividades presenciais com 14 usuários, os quais são assistidos, entre três a quatro pessoas por turno, em conformidade com os protocolos de biossegurança contra a proliferação da covid-19.

Para ter acesso ao equipamento, o cidadão pode procurar a unidade ou também ser encaminhado a ela por meio da busca ativa, via outros serviços da Assistência Social, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e também a partir do Ministério Público.