Prefeitura promove confraternização com idosos do Serviço de Convivência

Família e Assistência Social
16/12/2021 18h25
Início > Notícias > Prefeitura promove confraternização com idosos do Serviço de Convivência

Em continuidade às ações de comemorações natalinas realizadas pela Prefeitura de Aracaju durante este mês, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves e Enedina Bonfim realizaram, nesta quinta-feira, 16, confraternizações com os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Situado no bairro Cidade Nova, o Cras Risoleta Neves conta com cerca de 40 idosos aptos a participar da ação que envolveu toda a equipe do equipamento para uma roda de conversa sobre a data, que tem importante papel simbólico, brincadeiras e um momento de dança com a oficineira Luciana Michelle.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Milena Moraes, a ação foi importante para fortalecer o vínculo com os idosos acompanhados pelo equipamento e tudo foi feito seguindo os protocolos sanitários para evitar o contágio da covid-19.

“Realizamos uma roda de conversa sobre o sentido do Natal, tivemos uma apresentação solo de dança da oficineira, brincadeiras com participação dos idosos e incentivamos eles a dançarem, para praticar exercício físico e descontrair. Foi um momento importante para recebermos eles aqui presencialmente, fortalecermos o vínculo e confraternizarmos, que é um dos sentidos desta data”, enfatizou Milena 

Esta foi a primeira atividade com o grupo de idosos após o início da pandemia, para proteger e evitar o contágio do vírus, já que eles fazem parte do grupo de risco. Com o avanço da vacinação, o Cras iniciou o retorno gradual. No total, 15 usuários participaram da atividade.

Para a aposentada e usuária do Cras, Maria José Rodrigues, 89, o retorno das atividades é motivo de alegria, sobretudo para ela, que sempre participa das ações feitas pela equipe.

“Não tenho do que reclamar da equipe aqui do Cras. Sempre participo de tudo que eles fazem, me ajudam muito em tudo que preciso. Hoje voltamos ao equipamento para participar de atividade e rever os amigos. Estou muito feliz e espero que as coisas voltem logo ao normal”, disse Maria.

Cras Enedina Bonfim
Já no Cras Enedina Bonfim, localizado no Bairro América, os idosos do SCFV puderam comemorar o reencontro presencial depois de dois anos em uma confraternização natalina. A coordenadora do Cras, Elisabete Ribeiro, explicou a importância da ação, após períodos difíceis da pandemia.

“É um dia muito especial, devido ao longo tempo sem poder se reunir. A falta não vem somente do lado deles, vem também do nosso. Com a pandemia ficamos muito separados, porém nunca ficamos ausentes, sempre fazíamos visitas e tentávamos manter o máximo de contato possível, respeitando os procedimentos de segurança. Hoje fizemos uma retrospectiva dos trabalhos realizados durante o ano, entregamos brindes e, claro, aproveitando o momento, fizemos ceia natalina com bolos, salgadinhos e doces para todos”, ressaltou.

A aposentada Luciene dos Santos contou como se sentiu feliz com o encontro e o alívio de poder estar revendo todos, presencialmente, em clima de alegria e diversão.

“Nosso grupo “Alegria de viver” tem muito amor e harmonia, somos idosos bastante unidos e ficamos sempre empolgados com as confraternizações, principalmente essa, depois de tanto tempo sem nos vermos, por conta da pandemia. Estamos muito felizes e esperançosos com este momento, em um período natalino cheio de luz como este”, afirmou Luciene.