Comunidade do Santos Dumont comemora reurbanização da praça do Almirante Tamandaré

Obras e Urbanização
21/12/2021 08h00

Proporcionar um novo e confortável espaço, que alie atividades lúdicas, prática esportiva e a convivência entre os aracajuanos. É pensando nisso que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), deu início à revitalização da praça do conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. O projeto envolve uma reestruturação completa, incluindo um campo society, parque infantil, equipamentos para ginástica e iluminação em LED.

A população do bairro e adjacências já espera para aproveitar, como Gisele Figueiredo Mota. “Depois da reforma, a gente vai se sentir melhor. Aqui é um local pequeno e sem uma praça digna fica complicado. Tenho duas filhas e uma neta, e elas vão poder brincar com qualidade”.

A dona Maria Aparecida Dias, moradora da região há 30 anos, classifica a obra como “oportuna”. “O Almirante Tamandaré fará bom proveito, vamos curtir muito. Ela estava muito danificada, então a população tem que preservar, não depredar. A Prefeitura está de parabéns”, elogia.

O professor José Bispo frequenta o conjunto Almirante Tamandaré regularmente e confirma os benefícios da reurbanização. “É um trabalho nota dez. O espaço estava deteriorado mesmo, mas agora vai ser um bom investimento para a nossa comunidade, vai ficar bonito”.

Éverton da Mota Paixão também considera positiva a intervenção da gestão municipal. “Não tem benfeitoria melhor que essa, a praça estava abandonada. Espero que a população tenha mais respeito pelas obras públicas, cuidando. As obras são feitas, e precisamos conservá-las”.
 
O projeto
Orçado em cerca de R$540 mil e executado com recursos conveniados com o Governo Federal, o projeto de revitalização desta praça proporcionará à população local mais dignidade e qualidade de vida, num ambiente acolhedor e humanizado.
 
O investimento possibilitará a retirada de todo o piso existente, inadequado para a circulação segura dos pedestres; implantação de nova pavimentação em concreto, com piso tátil direcional e de alerta, adequando o espaço às normas de acessibilidade; nova área de lazer com parque infantil e equipamentos de ginástica;17 bancos de concreto; paisagismo; quatro postes com iluminação de LED; e intervenção no campo de futebol existente, que passará por modernização, sendo transformado em um campo society, com cerca de 445 m².