Iluminação natalina e segurança sanitária encantam turistas na Orla da Atalaia

Indústria, Comércio e Turismo
20/12/2021 10h54

Quando cai a noite na capital sergipana, além do luar, um espetáculo de luzes acende uma cidade envolvida no clima de paz propiciado pelo Natal. Orlas, praças, ruas e avenidas são tomadas pelo brilho especial do Natal Iluminado, projeto realizado há cinco anos consecutivos pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Fecomércio-SE, Energisa e Sebrae-SE, além de o Banco do Estado de Sergipe (Banese), os grupos Maratá e Cencosud, Setransp, CDL Aracaju, Caixa Econômica Federal e Acese.

Pela concentração de hotéis, bares e restaurantes, a Orla da Atalaia é um dos pontos de grande fluxo de turistas onde o Natal Iluminado está presente. “Pelo dia é sol e praia e à noite o Natal Iluminado realça as belezas da nossa Orla da Atalaia, espalhando o brilho das luzes de paz emanadas pelo período natalino”, destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.

O sentimento geral de quem visita a Orla da Atalaia é de encantamento, mas também de elogios à cidade pela organização, limpeza e hospitalidade dos aracajuanos. Quem chega, nota a diferença.

“A gente já passou por algumas cidades do Nordeste e Aracaju nos surpreendeu, tá muito bonita, a Orla bem iluminada, pretendemos visitar a iluminação lá na Assembleia Legislativa [no Centro] e outros pontos onde tem iluminação natalina, vocês estão de parabéns", avalia o paulista Ricardo da Silva Amorim.

“Já visitei várias cidades e não estão tão bonitas quanto a cidade de vocês. São Paulo tem alguma coisa parecida, mas não igual a Aracaju”, ressalta o aposentado Franklin Champlona, baiano da cidade de Salvador.

Franklin observou atentamente com sua família todos os adereços natalinos, mas não houve consenso entre eles quanto ao mais encantador. “Aquela abóbora ali da Cinderela me chamou muito a atenção, está linda, mas não só ela, todo o conjunto está muito bonito, não é possível eleger vencedor, está tudo muito lindo”, resume.

A soteropolitana Teliane Lima não teve dúvidas na escolha do seu adereço preferido. “Essas caixinhas de presente, uma sobre a outra, são o máximo, muito bonitas, adorei. Também gostei desse monumento “Eu Amo Aracaju”, é uma forma bonita de mostrar o carinho pela cidade”, considera.

O secretário Jorge Fraga tem visitado permanentemente os locais onde o Natal Iluminado está presente, diz ser “animador ver a felicidade das pessoas” e comemora o movimento de turistas na cidade. 

“Tenho percorrido nossa cidade para conferir a movimentação de turistas e estou feliz com os elogios à limpeza, à infraestrutura da cidade, ao clima, às nossas praias, orlas e ao Natal Iluminado. Outro destaque frequente com quem tenho conversado é sobre a segurança sanitária, os turistas têm elogiado bastante os cuidados que o aracajuano está tendo com a pandemia”, observa o gestor.  

“A gente está vivendo um momento de grande turbulência com a covid-19, é preciso cuidado de todos. Além da iluminação e adereços natalinos que embelezam a cidade, vejo que os moradores estão se cuidado e cuidando de quem visita a cidade e isso é muito bom, mostra respeito e carinho, por isso quem chega planeja uma nova visita, segurança é fundamental”, pontua a baiana Ana Paula Alves, da cidade de Lauro de Freitas, em sua primeira visita a Aracaju.

Além do espetáculo de luzes e dos cuidados do aracajuano com a pandemia, uma palavra no Natal Iluminado da Orla da Atalaia chamou a atenção do baiano Gérliz Damascena: esperança.

"A Iluminação da Orla está espetacular, qualquer turista que chega aqui se encanta porque está tudo lindo, mas me chamou muito a atenção a palavra esperança naqueles arcos, é justamente a inspiração que todos precisamos para vencer estes anos difíceis de pandemia e inaugurar um novo tempo, eu e minha família ficamos felizes por ver o aracajuano com máscara e respeitando o distanciamento, isso é bom, nos dá segurança para voltar e voltaremos, com certeza”, promete.