Modernização do parque de iluminação pública avança em Aracaju

Infraestrutura
21/12/2021 16h10

A modernização do parque de iluminação pública é uma realidade na capital sergipana. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), implanta as lâmpadas de LED em toda a cidade, e a transformação já é perceptível.

São 28 bairros que estão sendo contemplados com algum tipo de intervenção: 13 de Julho, 17 de Março, 18 do Forte, Aeroporto, Atalaia, Bugio, Centro, Cidade Nova, Cirurgia, Coroa do Meio, Dom Luciano, Getúlio Vargas, Grageru, Industrial, Jardim Centenário, Jardins, Luzia, Marivan, Olaria, Pereira Lobo, Ponto Novo, Robalo, Santa Maria, Santo Antônio, Santos Dumont, São José, Soledade e Suíssa.

Em breve, Aracaju será a primeira capital do país a ter todo o seu parque de iluminação pública completamente coberto por luminárias em LED, as quais oferecem maior vida útil, potência, comodidade e economia de recursos públicos. Em alguns locais, como no Bugio, Dom Luciano e Jardim Centenário o avanço é significativo, com 75,70%, 52,84% e 41,27% de pontos de luz substituídos pela nova tecnologia, respectivamente.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a experiência da PPP da iluminação pública no município foi um sucesso e vai possibilitar uma transformação pouco vista no país.

“Nós conseguimos algo muito importante, que foi viabilizar toda a troca do parque de iluminação por uma tecnologia de ponta. Este tipo de lâmpada proporciona uma maior sensação de segurança, traz economia aos cofres públicos e ainda tem maior potência. Foi um grande acerto da gestão, e em pouco tempo a população aracajuana vai ter toda a cidade modernizada”, frisa Ferrari.

PPP da iluminação

Esta modernização está sendo possível devido à Parceria Público-Privada da Iluminação, a partir da qual a empresa Conecta Aracaju S/A assumiu a gestão do parque de iluminação pelos próximos 13 anos e tem o prazo de 18 meses para realizar a melhoria de quase 60 mil pontos luminosos e a ampliação da rede na cidade. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana.