UBS para síndromes gripais diminuem em 32% a procura nos hospitais durante o feriado

Saúde
27/12/2021 10h59

No último final de semana, 25 e 26, a Prefeitura de Aracaju abriu as unidades básicas de Saúde (UBS) Cândida Alves e Augusto Franco para atender exclusivamente casos de síndromes gripais. Juntas, elas atenderam 374 pacientes, representando uma redução de 32% na procura pelos setores de síndromes gripais, que atenderam 1.186 no mesmo período.

“Ao todo, Aracaju atendeu nesses dois dias 1.560 pessoas. Ao abrir essas duas UBS, demos a possibilidade de 374 pacientes procurarem atendimento fora da rede de urgência e emergência municipal, o que consequentemente desafogou o fluxo de atendimentos nos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva”, detalhou a secretária da saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A ação de abrir as duas UBS durante o feriado de Natal teve como objetivo reduzir a procura de atendimentos de síndromes gripais nos dois hospitais municipais de Aracaju, o (Zona Sul) e o Nestor Piva). As unidades ofertaram testagens e atendimentos, além de dispensação de medicamentos.

Plano de Contingência

Com os surtos da variante H3N2 em diversas cidades do país, a Prefeitura lançou no último dia 21 o Plano de Contingência Contra a Influenza, com detalhamento de protocolos de atendimento para cada nível, com base no número de infecções.

Até o momento, Aracaju registrou 14 casos de Influenza H3N2 e, por enquanto, conta com um índice de infecção de transmissão de 2,43%, considerado de média transmissibilidade. A abertura das UBS aos finais de semana fez parte das estratégias de prevenção para evitar um encadeamento de infecções na capital.