Janeiro Branco: Prefeitura mantém oferta do Serviço de Apoio Psicológico Remoto

Saúde
04/01/2022 12h00

Criado para alertar sobre as questões envolvendo a saúde mental, o Janeiro Branco é uma campanha nacional que reforça a importância dos cuidados com as emoções e relações sociais. Nesse contexto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue ofertando atendimento à população por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), que, além dos serviços disponibilizados nos seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a urgência psiquiátrica contratada no Hospital São José, oferta o Serviço de Apoio Psicológico de maneira remota.

Por meio do 0800 729 35 34, opção 2, qualquer pessoa que sinta a necessidade de ajuda psicológica pode entrar em contato e será atendido pelos profissionais da rede. “Foi um serviço que surgiu num momento importante e necessário, diante do cenário de pandemia vivido em 2020, mas que ao longo desses quase dois anos, tem mantido uma boa aceitação da população”, avalia a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho. 

Ainda segundo Chenya, entre abril de 2020 (quando o serviço foi implantado) a dezembro de 2021, foram realizados 8.812 atendimentos. O Serviço de Apoio Psicológico Remoto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

CAPS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com algum tipo de transtorno mental grave e persistente. As equipes que atuam nessas unidades são compostas por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros profissionais.

Dos seis Caps ativos, cinco funcionam em regime de plantão 24 horas, e um em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Quatro destes Caps atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. Os casos de surtos e urgências psiquiátricas são atendidos pelo serviço de urgência mental do Hospital São José, contratado pelo município.