Educação Infantil: Prefeitura investe em aquisição de material pedagógico

Educação
04/01/2022 12h11

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica que, “brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida”. A partir desta premissa, a Prefeitura de Aracaju investe em equipamentos pedagógicos que possibilitem o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos da rede municipal de ensino.

Todas as 46 Escolas Municipais de Educação Infantil de Aracaju estão recebendo parquinhos espumados. A distribuição dos equipamentos, realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi iniciada em dezembro e, até o momento, 18 unidades já estão com os brinquedos montados e em uso.

Os educadores explicam que, com a ludicidade da aula realizada com os brinquedos, diversas competências da BNCC são alcançadas. “Tem a questão da coordenação motora, do equilíbrio, o fortalecimento do corpo. As crianças dominam mais o movimento, porque são desafiadas a subir, a ultrapassar os obstáculos. Além disso, há a interação com os colegas, trabalhando a questão do ‘eu e o outro’, há um relacionamento, uma quebra de timidez e desenvolvimento da coragem” ,explica a diretora da Emei Dom Helder Câmara, Maria de Fátima Teles Góis.

A partir das brincadeiras, é possível que o professor elabore, ao encerrar o ano letivo, o relatório sobre a evolução da criança. "Esse parquinho vem para trabalhar a socialização, o movimento, o brincar e o lúdico, que é um dos principais fatores para a Educação Infantil. As brincadeiras no parquinho estão dentro da rotina da escola, do planejamento das professoras, afinal, também é uma aula. Ao final do ano letivo, a professora avalia se a criança socializou, se tem bom desenvolvimento motor, tudo isso a partir de um parquinho. Aos olhos de quem está fora da escola, é apenas mais um brinquedo, mas não imagina que este brinquedo é extremamente rico em sua utilidade”, afirma a diretora da Emei Neuzice Barreto, Simone Nascimento de Araújo.