Porfessores On: profissionais adquirem dispositivos eletrônicos para ensino híbrido

Educação
05/01/2022 16h20

Desde que iniciou o pagamento do auxílio financeiro de R$5 mil do programa Professores On, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem possibilitado que professores da rede possam adquirir dispositivos eletrônicos para auxiliar o ensino remoto.
 
As aulas da rede municipal retornaram à forma presencial no mês de outubro e continuaram híbridas até o último semestre. Para o ano letivo 2022, o ensino será 100% presencial, ficando facultado aos pais e responsáveis a autorização para o estudante.

Após este período de pandemia que exigiu mudanças do sistema educacional, a tecnologia permanecerá como importante ferramenta no ensino. Esta foi uma estratégia da Educação de Aracaju para lidar com os efeitos da pandemia, enquanto garante o desenvolvimento educacional dos alunos.

"A orientação da Semed às 74 unidades de ensino de Aracaju é que, se houver um aluno em cada turma que não pode comparecer presencialmente à escola e necessite do ensino online, as aulas sejam realizadas de maneira híbrida. Em seu horário de aula, ele, o professor, leciona tanto de forma presencial, quanto online. Para isso, se faz tão importante que a Prefeitura viabilize esses aparatos eletrônicos aos educadores, tornando mais prático e de qualidade o seu trabalho", explica a secretária da Educação, Cecília Leite.

Auxílio Internet
Os professores que já compraram seus equipamentos têm até 60 dias para a prestação de contas junto à Semed, por meio da plataforma AjuInteligente. Portanto, à medida que adquirem seus itens e têm os documentos de despesas na mão, já podem iniciar a comprovação da aquisição.

Além da compra de equipamentos eletrônicos novos de informática e/ou dispositivos móveis para oferecer melhores condições para as aulas do sistema híbrido, a Prefeitura também está viabilizando custeio de internet para os professores que já adquiriram seus aparelhos. Para o auxílio à internet, é preciso que o professor lance toda a documentação no protocolo que deu entrada para solicitação do Professores On, através do mesmo cadastro que realizou para o programa.

Aquisições
Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, Vanessa Moraes diz ter utilizado o benefício do programa para comprar um aparelho celular novo e um notebook de qualidade. Para isto, ela complementou o valor da aquisição com mil reais.

Segundo Vanessa, o isolamento social, junto à pausa nas aulas presenciais da rede durante a pandemia, fizeram com que professores e demais profissionais das escolas tivessem que se reinventar e ter um maior domínio das novas tecnologias de comunicação.

"Tivemos que utilizar os equipamentos eletrônicos que tínhamos em casa e, mesmo com a retomada das aulas presenciais, continuamos utilizando os aparelhos para aulas virtuais. O Professores On veio dar um grande suporte nessa nova fase das nossas vidas com as aulas remotas. Foi um grande incentivo da Prefeitura, mostrando a preocupação com a Educação nas nossas escolas. Não só dentro dela, mas pensando em nós, professores, que precisamos, mais do que nunca, estarmos bem articulados com as tecnologias", conta a coordenadora.

Já Erica Rejane, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita, do bairro José Conrado de Araújo, adquiriu aparelho celular moderno, impressora, HD externo e memória para notebook com o auxílio do programa.

"O celular corporativo que nós estávamos utilizando não estava comportando mais a demanda da escola, principalmente com a questão das aulas online e no acompanhamento dos diversos grupos. Com a compra do celular, passei a acompanhar melhor os grupos. A memória do notebook que comprei serviu para que pudéssemos arquivar melhor o material da escola, o HD externo garante que não percamos dados se houver algo com o computador. Então, sim, precisávamos disso para dar suporte às nossas atividades profissionais", detalha a diretora da Emei.
 
Para execução desse programa de auxílio financeiro, a Prefeitura de Aracaju investe R$7,7 milhões, com recursos da própria administração municipal, e contempla 1.314 professores do município.