Escolas municipais realizam aulas de reforço durante período de férias

Educação
06/01/2022 16h35

Mesmo estando em férias, para muitos alunos da rede municipal de ensino de Aracaju a aprendizagem não para. Diversas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju estão realizando reforço escolar durante as férias, com o objetivo de diminuir os prejuízos causados pela ausência de aulas presenciais em 2020 e em 2021 por conta da pandemia.

Uma destas unidades é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade. Nesta unidade, que fica no bairro Jabotiana, 31 alunos estão passando pelo reforço escolar presencial com o apoio de duas professoras.

“Nós sempre estamos ligando, incentivando os pais a mandarem os filhos mesmo no período de férias para que não retornemos para o ano letivo de 2022 tão prejudicados. As aulas são de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, e o nosso foco tem sido voltado para a alfabetização”, conta a diretora da Emef, Vilma Lima.

Já a Emef Otília de Araújo Macêdo, que inicia o reforço no próximo dia 10 de janeiro, espera receber cerca de 150 alunos para as aulas extras. A iniciativa foca na redução da taxa de reprovação nas séries iniciais e na meta para reduzir a reprovação nas disciplinas críticas.

"Queremos proporcionar às crianças um reforço escolar diferenciado e prazeroso, trabalhando com as disciplinas de português e matemática de forma lúdica, através de dinâmicas, filmes, brincadeiras e jogos educativos para facilitar a compreensão, acomodação e assimilação dos conteúdos estudados dessas disciplinas", explica a diretora Silvânia Nogueira.

De acordo com secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite, cada escola é responsável por identificar os alunos com necessidades de reforço e planejar as atividades durante o período.

“Direcionamos esta ação para os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, sobretudo quanto à alfabetização. Essa medida visa melhorar a aprendizagem dos alunos no desenvolvimento de competências em leitura, escrita e matemática, contribuindo assim para o sucesso deles na trajetória escolar, de modo a evitar a retenção no final do ano letivo e assegurar, sobretudo, a aprendizagem”, destaca Cecília.