Prefeitura qualifica mobilidade urbana com reformas e construção de terminais

Agência Aracaju de Notícias
12/01/2022 15h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está investindo em obras de reformas dos terminais do sistema de integração do transporte público para proporcionar mais comodidade e segurança aos usuários e trabalhadores do sistema e promover a qualificação do serviço.

A obra do Terminal da Atalaia foi concluída recentemente e a do novo Terminal do Mercado e a reforma do Terminal do Dia estão em fase de conclusão. Para a realização destas obras, que fazem parte do Projeto Mobilidade Urbana de Aracaju, a gestão municipal investiu mais de R$14 milhões.

No Terminal do Dia, a reforma está sendo executada em três módulos, para evitar transtornos aos usuários do transporte público e trabalhadores do setor. O projeto de reforma desse terminal contempla a implantação de novas fundações com sapatas, aplicação dos pilares, rede de drenagem e estruturas em aço, sistema de proteção contra raios, pintura, rede elétrica e piso em concreto, além da reconstrução do muro que delimita a área do terminal, recuperação do pavimento e aplicação de piso tátil e demais equipamentos que cumpram as normas de acessibilidade.

A construção do novo Terminal do Mercado engloba a construção de cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês e catracas de acesso e saída, banheiros com acessibilidade, bicicletário e estacionamento. A etapa atual da obra consiste na terraplanagem e aplicação de massa asfáltica nas faixas de circulação dos ônibus dentro do terminal, em uma área de mais de 13 mil m². Além disso, são feitos acabamentos como pintura, aplicação de forro do telhado com fechamentos laterais  e instalações elétricas.

Praticamente pronto, o espaço já conta com iluminação em LED, para aprimorar a segurança e comodidade dos passageiros, sobretudo no período noturno, e plataforma em concreto de alta resistência com mil metros quadrados, capaz de suportar o fluxo intenso de pessoas e resistir à ação do tempo. Ao final da obra, serão implantados os dispositivos para cumprimento das normas de acessibilidade e o aspecto paisagístico do local.

Já no Terminal da Atalaia, inaugurado desde 27 de agosto de 2021, foi realizado um trabalho que promoveu a instalação de nova cobertura metálica na plataforma de embarque e desembarque, nova pavimentação asfáltica na área de circulação dos ônibus, implantação de lombofaixas, implantação de piso tátil direcional e de alerta, reforma dos banheiros, além de novas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, de rede de gás, e de sistema de alarme contra incêndios, pintura e acessibilidade.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, reforça a importância destas iniciativas para qualificação da mobilidade na capital sergipana, em especial para o transporte público.

“É um setor que precisa de muita atenção, já que são muitas pessoas que dependem deste modal para trabalhar, estudar e se locomover pela região metropolitana. Os terminais que reformamos são localizados em pontos estratégicos, e com as intervenções oferecem mais segurança e conforto para usuários e trabalhadores, frisa o gestor.