Prefeitura programa atividades especiais para pacientes em reabilitação

Saúde
07/01/2022 15h20

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II Serfismo), gerido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terá programação especial na próxima semana.
 
Entre os dias 10 e 13 de janeiro, os usuários realizarão atividades que visam a estimulação de habilidades sociais, de comunicação e sensoriais na praia, em parceria com o projeto Estrela do Mar, e no Parque da Sementeira. O Centro atende as modalidades de deficiência física, intelectual e de transtorno do espectro autista. 

As atividades serão divididas por turno, manhã e tarde, e cintemplarão aproximadamente 25 pessoas por dia, com faixa etária entre 5 e 50 anos. De acordo com a coordenadora do CER II, Sony Petris, a agenda externa propõe inclusão com a utilização de espaços públicos. 

“Acreditamos que conhecendo e ocupando os espaços, eles conseguem ser vistos e conseguem ver e melhorar a sua relação com o outro. Todas as atividades serão realizadas de forma lúdica”, explicou.

A Prefeitura de Aracaju administra três Centros Especializados em Reabilitação, unidades que ofertam reabilitação com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, enfermagem e consultas com médicos neurologistas e ortopedistas.

Acesso ao serviço
Para ter acesso aos serviços nos Centros, é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou do atendimento hospitalar. 

“Uma vez feito o encaminhamento, ele passa por uma triagem para que a consulta com os especialistas seja marcada e, a partir dos diagnósticos, sejam realizadas as sessões necessárias para o processo de reabilitação. As triagens e avaliações são realizadas semanalmente e, a partir delas, são traçados os planos de cuidados específicos para cada caso”, enfatiza Sony.