Prefeitura assegura cuidados preventivos, restaurativos e de promoção à saúde mental

Saúde
10/01/2022 16h20

No primeiro mês do ano a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça as ações de promoção, prevenção e restabelecimento da saúde mental, a partir do “Janeiro Branco”, campanha nacional tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho, os serviços ofertados na Reaps permeiam todas as redes de atenção à saúde, com serviços específicos na Atenção Primária, além dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a urgência mental, disponibilizada no Hospital São José.

“Na Atenção Primária, o cuidado especializado é ofertado em dez Unidades Básicas de Saúde [UBSs], que funcionam como referência de saúde mental e contam com psicólogos e psiquiatras. Para esses profissionais, o atendimento é realizado mediante encaminhamento médico, que é lançado no sistema na UBS mais próxima à residência do usuário. A partir de então é regulado pelo Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação [Nucar], de forma a priorizar os casos mais graves e urgentes. Neste processo, o usuário é encaminhado para o local mais próximo de seu endereço cadastrado no sistema, para que haja o máximo de facilidade possível no deslocamento”, destaca Chenya.

Os adultos têm acesso ao serviço nas UBSs Santa Terezinha, Celso Daniel, Humberto Mourão, Marx de Carvalho, Dona Sinhazinha, Joaldo Barbosa, Edézio Vieira de Melo, Francisco Fonseca e Anália Pina de Assis. Já os atendimentos pediátricos são feitos nas unidades Ministro Costa Cavalcante, João Cardoso e Marx de Carvalho.

CAPS
Os casos moderados e crônicos, que necessitam de um tratamento longitudinal e aprofundado, são atendidos em seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades que contam com equipes multiprofissionais, compostas por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros.
 
“Dos Caps, cinco funcionam em regime de plantão 24h por dia, categorizados como tipo III, e um em horário comercial, de segunda a sexta-feira, se enquadrando no tipo II. Quatro desses Caps atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas”, detalha a coordenadora da Reaps.

Serviço de Urgência Mental
Para os casos de crises e urgências psiquiátricas, a Prefeitura de Aracaju contratou o serviço de urgência mental do Hospital São José. O modelo preconizado na capital é ligado à necessidade de respeito ao quadro de sofrimento mental de cada paciente, na busca por reforçar os vínculos entre o serviço público e a sociedade. 

Serviço Remoto
No início da pandemia, a Prefeitura de Aracaju implementou o serviço remoto como canal e suporte de apoio emocional. A iniciativa é mantida e, inclusive, segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere atendimentos específicos de saúde mental para a população, considerando que eventos dessa natureza provocam episódios de sofrimento e de transtornos mentais. 

“De abril de 2020 a dezembro de 2021, foram atendidas 8.812 pessoas, e o serviço segue funcionando na modalidade plantão psicológico de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao ligar para o 0800 729-3534, na opção dois, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo. O objetivo do trabalho desses profissionais é acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, que desejam alguma orientação ou ação de psicoeducação, ou mesmo um diálogo com algum profissional de saúde especializado em saúde mental”, ressalta Chenya.