Prefeitura reforça ações de combate e tratamento da hanseníase em Aracaju

Saúde
10/01/2022 14h34

Em janeiro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça ações de combate e tratamento da hanseníase. Intitulada Janeiro Roxo, a campanha nacional terá como data alusiva ao tratamento o último domingo do mês, 30, o Dia mundial da Hanseníase.

O tema deste ano será "Conhecendo estigma, discriminação e os direitos das pessoas acometidas pela hanseníase" e o objetivo da campanha é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização. A ideia é reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.

“Orientamos nossos profissionais a enfatizar com nossos usuários sobre estigma e discriminação da doença, sobre o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença. A abordagem frente à avaliação de incapacidade física é outro ponto fundamental que vamos debater, já que a hanseníase tem alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, que são um dos principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas que têm ou tiveram a doença” reforça Eliane Góes Dantas, técnica do Programa Municipal de controle da Hanseníase em Aracaju.

Sinais e sintomas

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracaju estão aptas a atender pessoas com suspeita de hanseníase. Nelas, é possível fazer o teste e receber orientações sobre o tratamento. Já o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos) atua no tratamento de crianças, idosos e de casos mais graves e complexos da doença. Nessas unidades são fornecidas as medicações e a avaliação dos dados.

A transmissão ocorre quando não há tratamento e os principais sintomas da doença são manchas na pele (esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas) com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil; sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; inchaço e dor nas mãos, pés e articulações; dor e espessamento nos nervos periféricos; redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés; caroços no corpo; pele seca; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral.