Seplog reúne técnicos da Prefeitura para alinhar novas metodologias de telefonia

Planejamento e Orçamento
12/01/2022 15h33

Para alinhar os processos de trabalho na área de contratos, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) reuniu, nesta quarta-feira, 12, representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura de Aracaju. O objetivo foi capacitar e orientar as equipes técnicas sobre a transição para o novo contrato de telefonia e as novas metodologias utilizadas.

Gestores de telefonia e fiscais de contrato de toda a administração municipal participaram do treinamento, conduzido por profissionais da Central de Compras e Licitações (CCL) e Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin).

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, destacou a importância de manter a unificação nos fluxos de trabalho para o bom desenvolvimento do serviço realizado por cada pasta.

"Com a nova licitação, conseguimos economizar mais de R$5 milhões do erário municipal em relação ao contrato anterior, por isso os gestores e fiscais têm um papel fundamental nesse gerenciamento. Essa é uma metodologia que iremos adotar a partir de agora para todas as licitações centralizadas. Faremos sempre esse encontro com todos os envolvidos para alinhar e capacitar os profissionais, dando mais segurança e mitigando quaisquer riscos", avalia o secretário.

Com a transição de contratos, alguns trâmites internos precisam passar por adequações devido à nova tecnologia implantada, que vai modernizar a telefonia e o serviço de acesso à internet dentro dos órgãos municipais.

De acordo com a coordenadora-geral em exercício da CCL, Karina Calasans, a mudança será fundamental. "Essa transição está sendo muito melhor financeiramente e tecnologicamente. Como o contrato vigente era de 2015, muita coisa ainda era analógica, agora teremos todo o serviço digital", explica Karina.

Alinhamento
Para o assistente administrativo da Coordenadoria de Logística da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Paulo Roberto de Santana, a reunião foi um momento de troca de conhecimento e uma oportunidade para esclarecer as dúvidas. "É um sistema novo que vai melhorar muito a comunicação dentro da Prefeitura. Foi muito proveitoso para sanar nossas dúvidas", disse.

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Bruno Andrade, ressalta como o alinhamento deve contribuir para facilitar a transição dos serviços. "O encontro realizado hoje é um passo importante durante o processo de uma licitação de cunho centralizado, visto que todos os órgãos que poderão fazer uso desta licitação. Tivemos a oportunidade de discutir os procedimentos adotados e tirar dúvidas para o fornecimento correto das informações, gerando menor impacto na transição dos serviços a serem implantados", pontua.

Bruno destaca, também, como a nova metodologia da Seplog será positiva para os processos de trabalho. "Precisamos que cada vez mais encontros como este sejam realizados, de modo que atenda às necessidades da Prefeitura como um todo e não somente a particularidade de cada órgão, gerando assim uma maior economia financeira e burocrática na aquisição de produtos e serviços que podem ser utilizados por todos", afirma.