Fundat planeja oferta do curso de Educação Empreendedora para 2022

Formação para o Trabalho
12/01/2022 12h49

Nesta quarta-feira, 12, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou reunião de planejamento para discutir a oferta do curso de Educação Empreendedora em 2022. A reunião foi comandada pela diretora de Formação Profissional, Sandra Magna, e contou com a participação dos instrutores responsáveis pela capacitação, Jefferson Campos e Diego Aragão. 

O curso de Educação Empreendedora é uma proposta que teve início em 2021 e que está inserida no projeto Inova Fundat. Este é um curso com formato presencial, ministrado nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs). A adesão ao curso foi positiva e gerou demanda, por isso, a necessidade de avaliar, reorganizar e ampliar o curso para este ano. 

Segundo Sandra Magna, durante a reunião foi possível realizar um balanço geral do projeto piloto de 2021 para avaliar sua execução nas UQPs, o que possibilitou um ajuste nos módulos e na carga horária.

“Apresentamos os dados da execução de cada UQP. O número de inscritos e o número de qualificados. Avaliamos inclusive todos os instrumentais que foram aplicados com os alunos. Então, muitos fizeram e deram esse feedback para os instrutores porque à medida que a gente executa o curso, ao final aplicamos essa avaliação para que o aluno possa dizer como foi esse curso a nível de estrutura, de material didático, de apoio pedagógico da Fundat e a nível de instrutor”, afirmou a diretora.

Logo após a devolutiva, a reunião focou os trabalhos deste ano, novas formas de aproveitar o conteúdo do curso de Educação Empreendedora e de expandi-lo para um público maior. 

“Algo inovador seria a oferta desse curso no formato online que é o grande diferencial, além de que esse ano estamos estendendo as capacitações para as nossas associações parceiras. Como a gente já passou por todas as UQPs, a ideia este ano é estender justamente para os bairros onde ainda não conseguimos realizar”, afirma Sandra. 

O contador e instrutor da Fundat, Diego Aragão, um dos ministrantes do curso, aprova a oferta no novo formato. "Agora, em 2022, temos esse desafio muito maior, porque a nossa meta de qualificar os aracajuanos aumentou e, eu como responsável pelos módulos dois, três e cinco, juntamente com outro tutor, nós sempre estamos disponíveis para facilitar o que para muitos aracajuanos tem sido uma grande barreira. Então, nossa missão, nosso objetivo é facilitar, traduzir e deixar bem mais didático o conhecimento sobre empreendedorismo e como aplicar”, explica.

O segundo responsável pelo curso é o profissional de Marketing Digital e instrutor da Fundat Jefferson Campos, que garante estar motivado com os resultados e querendo realizar muito mais.
 
“Esse resultado a gente viu hoje na reunião e fomos motivados para desenvolver esse projeto agora em 2022 de uma amplitude ainda maior, pois estamos com a meta de qualificar mais aracajuanos voltados para o empreendedorismo, inovação e de novos negócios. Nesse sentido, a gente estará presente nas associações dos bairros da capital, através dos módulos um e três que eu ministro nesse curso falando sobre inovação e marketing digital”, explicou Jefferson.