Fundat reúne associações e instituições parceiras e planeja ações para 2022

Formação para o Trabalho
13/01/2022 15h30

Nesta quinta-feira, 13, a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, apresentou a associações e instituições parceiras, no auditório da Escola do Legislativo (Elese), um balanço geral dos três últimos anos de parceria, e analisou o cumprimento de metas e o índice de satisfação dos alunos.

Em parceria com associações e instituições, a Fundat tem conseguido ampliar a oferta de cursos, os quais passaram a chegar a bairros e localidades antes não alcançados pelas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs).
 
Além disso, a partir dessas parcerias, a Fundação consegue chegar em grupos mais segmentados e que precisam de uma atenção maior. Segundo a diretora de Formação Profissional, Sandra Magna, a reunião contribuiu para o planejamento de 2022, pois alinhou o que cada associação/instituição vai demandar e poder entregar ao público-alvo.

"Apresentamos os resultados e eles [os parceiros] que vão solicitar para gente suas próprias demandas, pois não adianta oferecer cursos, por exemplo um curso artesanal de Vagonite, para o Bugio, e não ser o que a comunidade quer. Então, a gente discutiu justamente isso”, explicou Sandra.

A Fundat planejou um formato para beneficiar todas as associações parceiras, uma vez que existe um limite de cursos por mês. Por meio de um sorteio será possível definir quais meses cada parceiro poderá realizar os cursos solicitados.

“Então, assim, é um trabalho de fundamental importância, até porque em nossos relatórios de gestão são impressionantes os dados que as associações/instituições apontam para gente. Essas são as parcerias que a Fundat precisa estreitar cada vez mais, porque são elas que estão executando e oferecendo à população esses cursos”, explicou Sandra. 

O Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) é uma das 20 associações que possuem parceria com a Fundat.  A assistente social e representante da instituição, Suene Dias, vê a parceria como fundamental para seus assistidos e sua comunidade. 

“O que a gente pode avaliar e ter como principal contribuição desses cursos que são ofertados é a geração de renda para pessoas que muitas vezes não estão com nenhuma perspectiva de trabalho, estão sem renda nenhuma e, de repente participam dos cursos e acabam se motivando. Então, para nós é de fundamental importância manter essa parceria. E eu espero que ela continue por vários e vários anos, principalmente agora, com o anseio de novos cursos para o ano de 2022”, afirmou a representante.

O diretor presidente da Associação de Moradores do Bairro 17 de Março, Adriano Araújo, também esteve presente na reunião, e apresentou demandas da sua comunidade para eesse primeiro semestre. 

“A Associação dos Moradores do Bairro 17 de Março agradece por mais uma oportunidade da Fundat, que está sempre estendendo as mãos para as instituições, levando esses cursos profissionalizantes para as comunidades da cidade de Aracaju. E o 17 de Março, mais uma vez, está se fortalecendo com a qualificação para geração de emprego em nossa localidade. Hoje, nós solicitamos o curso de Auxiliar Administrativo e o curso de Agente de Limpeza, esperando que possa ser executado no primeiro semestre deste ano”, disse o presidente.