Covid-19: vacinação de crianças tranquiliza pais para o retorno às aulas

Agência Aracaju de Notícias
18/01/2022 08h00

Iniciada no sábado (15), pela Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação contra covid-19, em Aracaju, para crianças de 5 a 11 anos que possuem alguma comorbidade ou deficiência permanente tem tranquilizado pais e mães que reconhecem a imunização como eficaz para proteger seus filhos contra o coronavírus, sobretudo para que eles possam voltar às aulas presenciais com segurança.
 
Mãe de Rafael, criança com deficiência, Josefa Silva levou o filho à UBS Joaldo Barbosa, no Bairro América, para receber a primeira dose do imunizante. “Eu já estava esperando essa vacina há muito tempo e foi importante demais a chegada das doses, ainda mais para as crianças que possuem comorbidade como ele, isso alivia a gente e também eles. Agora é aguardar a segunda dose que com fé em Deus ele tomará e vai ficar imunizado. Essa vacina trouxe esperança tanto pra mim, que sou mãe de uma criança especial, como para outras mães que também estavam esperando por isso”, comentou Josefa.
 
Para o público infantil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina pediátrica da Pfizer. Nesta fase da campanha de imunização, a Prefeitura disponibilizou esta vacina em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que pais e responsáveis possam levar as crianças até o ponto de vacinação mais próximo e garantir a aplicação da primeira dose. Até o momento, 282 crianças já receberam a primeira dose na capital sergipana.
 
Nos pontos de vacinação para crianças, os pais têm demonstrado alívio com a vacinação das crianças, considerando, especialmente, a volta às aulas presenciais, como Maria Morgânia, mãe de Victor Luan e tia de Felipe Gabriel, que foram levados por ela para receber na UBS do Bairro América.

“É uma prevenção essa vacina e eu acho que já deveriam ter feito isso, mas o governo demorou muito para liberar. Victor volta a estudar ainda essa semana e Felipe volta depois do carnaval. Agora eles voltam às aulas já vacinados, mais seguros, porque por mais que as escolas tenham a prevenção, a vacina é uma garantia a mais. Eu incentivo que outras mães vacinem seus filhos, eu acho errado pais que nem se vacinam e nem vacinam as crianças”, afirmou.

Maria Auxiliadora, mãe de Bosco, compartilhava do mesmo receio de Maria Morgânia. Ela conta que assim que soube que Prefeitura iniciou a vacinação, se programou para vacinar seu filho o quanto antes.

“Eu acho muito importante a vacinação, porque caso ele pegue covid, não vai sentir os sintomas tão fortes por conta da vacina. Eu já estava desesperada para receber a primeira dose, ainda mais nessa situação de volta às aulas. Fiquei muito feliz de estar aqui hoje para vacinar meu filho e peço que os pais também vacinem seus filhos, ainda mais se eles forem especiais”, pontuou.

Locais de vacinação:
Nesta semana, de 17 a 21 de janeiro, a vacina pediátrica contra a covid-19 para crianças com comorbidades ou deficiência permanente estão disponíveis em oito UBSs, das 8h às 15h: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Areia Branca).