Prefeitura assesgura capacitação e formalização a profissionais da área de beleza

Formação para o Trabalho
21/01/2022 11h42

Instituído pela Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador é celebrado, anualmente, em 19 de janeiro. Em alusão à data, a Prefeitura de Aracaju destaca a atuação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para fomentar o empreendedorismo e a qualificação dos profissionais que atuam no ramo da beleza.

A Fundat atua rotineiramente formalizando e orientando os microempreendedores individuais que trabalham nesse segmento, além de ofertar 13 cursos no eixo Ambiente e Saúde, no portfólio de capacitação, direcionados a esta área, juntamente com o projeto de qualificação para a população LGBTQIA+.

Responsáveis por cuidar do visual e elevar a autoestima de muitas pessoas, os profissionais da área de beleza atuam em um dos setores do mercado de trabalho que mais abre portas para oportunidades de emprego.
 
Em 2020, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) realizou uma pesquisa que constatou um crescimento de 5,8% no segmento da beleza no país. Segundo a Abihpec, o Brasil é responsável por gerar em torno de seis milhões de oportunidades de trabalho com o consumo na indústria, mas também em serviços.

A cabeleireira e empreendedora formalizada pela Fundat, Avilina Araujo, mais conhecida como Linda, empreende há quase 20 anos. O ramo da beleza foi a porta de entrada para ela se consolidar no mercado de trabalho.
 
Em seu empreendimento, Avilina conta que foi cativando aos poucos a clientela, e, atualmente, esse negócio é sua principal fonte de renda. Em funcionamento há alguns anos, o “Linda Centro de Beleza” está localizado no bairro Santa Maria, emprega sete funcionários e movimenta a economia local.
 
Através da Fundat, ela recebeu orientações para o seu negócio e se formalizou como Microempreendedor Individual (MEI) há um ano. De acordo com Avilina, a Fundação para isso. “Fui à sede da Fundat junto com uma amiga para se informar sobre o MEI. A gente fez a formalização e sempre buscamos o órgão municipal para ter um suporte, principalmente na declaração de impostos”, afirma.

Capacitação
O ramo da beleza é promissor, mas o empreendedorismo está ligado à capacitação, a qual é fundamental para o sucesso de um empreendedor. O instrutor dos curos da área da beleza ofertados pela Fundat à população LGBTQIA+, e maquiador profissional Elisson Melo, os cursos da Fundat contribuem para o enriquecimento profissional do aracajuano.
 
“Oferecer cursos na área da beleza é dar a oportunidade do cidadão ingressar em um dos mercados mais promissores. Tendo em vista que o ramo da beleza só cresce, e capacitar pessoas nessa área só aumenta a oportunidade de crescimento profissional. Além disso, a área da beleza abrange as oportunidades para o público LGBTQIA+, pois esse ramo é o que mais acolhe essa população”, explica Elisson, ressaltando que novos profissionais capacitados e empreendedores estão surgindo nesse setor.

Segundo ele, cuidar da aparência é essencial para qualquer pessoa, de qualquer classe social e raça. É um ramo que abraça e eleva a autoestima, na qual é muito importante para dar um up na vida e fazer com que a pessoa se sinta segura com a sua aparência.
 
Realização profissional
Para Avilina Araujo, trabalhar nesse segmento é muito importante e é preciso ter responsabilidade. “Fico extremamente feliz quando chega uma cliente desejando ser atendida no meu salão. Por trabalhar com a aparência das pessoas, é necessário saber o que está fazendo para que ela saia melhor do que chegou", diz.
 
"No meu salão já chegaram várias mulheres que estavam cabisbaixas e ao cuidar da imagem de cada uma, consegui elevar a autoestima delas. É muito comum eu ter clientes que têm depressão, basta cortar o cabelo e fazer as unhas que elas se sentem melhor consigo mesmas. Ou seja, o visual está interligado ao psicológico e, consequentemente, cuidar de si mesma, auxilia impacta na saúde mental”, conta a cabeleireira.
 
Sobre o exercício da profissão, Elisson gosta de relembrar que, uma vez desanimado com o trabalho e com alguns aspectos da minha vida, precisou fazer o penteado e maquiagem de uma menina criança, "que eu sempre fazia as produções da família dela".
 
"Assim que eu finalizei o meu serviço, ela se olhou no espelho e disse 'titio, eu estou uma princesa'. Foi naquele momento que caiu a ficha do quanto eu transformo a vida das pessoas. Ser profissional da beleza é isso, é trazer felicidade para os outros”, conta o cabeleireiro e maquiador.