Saúde de Aracaju realiza palestra sobre o Janeiro Roxo

Saúde
19/01/2022 14h00

Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de intensificação da prevenção e combate à hanseníase, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, nesta quarta-feira, 19, no Centro de Especialidades Médica (Cemar), a palestra “Conhecendo estigma, discriminação e os direitos das pessoas acometidas pela hanseníase”.

A usuária do Cemar, Clara Patrícia Santos, aprovou a iniciativa. Ela acompanhou as orientações passadas pela equipe enquanto aguardava atendimento. “É muito importante ter essa orientação pra podermos identificar os sintomas e procuramos atendimento médico o mais rápido”, disse.
 
Em Aracaju, o tratamento para hanseníase, na rede municipal, é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Cemar Siqueira Campos, unidade que assegura aos aracajuanos o devido tratamento para casos graves e complexos.
 
A campanha
O objetivo da campanha Janeiro Roxo é ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização. A ideia, explica a enfermeira do setor de Hanseníase, Maria Tameirão Arreguy, é reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.
 
"Orientamos nossos profissionais a discutir junto aos usuários o estigma e discriminação da doença, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença”, ressalta Maria Tameirão.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae e sua erradicação tem esbarrado no medo causado pela desinformação e pelo preconceito.

A transmissão se dá quando o usuário portador de hanseníase permanece sem tratamento. Conhecida como lepra, a doença provocava, antigamente, o isolamento das pessoas infectadas. Por conta desse histórico, algumas pessoas tendem a fugir do diagnóstico da patologia e não possuem o conhecimento de que podem se curar se fizerem o tratamento correto.

“Os principais sintomas da hanseníase são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas na pele, perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor e nódulos, e placas em qualquer local do corpo. Trata-se de uma doença silenciosa, e em razão disso o paciente muitas vezes não dá a necessária atenção", alerta a enfermeira.