A Prefeitura de Aracaju em parceria com o Conselho Municipal da Saúde, realizará a Conferência Municipal em Saúde Mental entre os dias 23 e 24 de março, das 14h às 17h e das 7h30 às 17h, respectivamente, no auditório da Uninassau. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contará com a participação de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) eleitos como representantes nas Conferências Livres.
Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Chenya Coutinho explica que Aracaju já realizou as plenárias preparatórias para a etapa municipal, e que a Conferência Municipal em março, será mais uma etapa para a Conferência Nacional que acontecerá no mês de julho.
“Uma das diretrizes do SUS é o controle social, e tivemos uma participação maciça de trabalhadores, usuários e familiares, discutindo e pensando a política para os próximos anos, pensando no que é que a gente está precisando de saúde mental, e no que a população quer ver", destaca Chenya.
Ainda segundo a coordenadora, nas plenárias realizadas em novembro do ano passado, foram abordadas temáticas sobre infância e adolescência, cuidados da pessoa com transtornos e sofrimento mental, cuidados das pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e saúde mental da população em situação de rua.
“A ideia é que na Conferência Municipal, que é um canal de diálogo entre a gestão e usuários, é um dispositivo que ouve diretamente o usuário. Ouvir e construir coletivamente essa política é o que nós queremos e que surjam propostas que serão levadas para a Conferência Nacional”, enfatiza.
Na capital sergipana, a Política de Saúde Mental investes no cuidado e liberdade, e esse investimento, ressalta a coordenadora, é corroborado pela população, que busca serviços em liberdade, com base no território, próximo à família, serviços que não vão excluir, tirar e colocar essa pessoa em outro lugar. "São serviços com base nos territórios, é uma validação da população sobre o que o município está fazendo e a forma como ele está conduzindo essa política", frisa.