Aracaju vacinou contra covid mais 22.482 pessoas nesta semana

Agência Aracaju de Notícias
22/01/2022 16h17

Na semana em que a campanha de imunização contra a covid-19 da Prefeitura de Aracaju, executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) completa um ano, marcada pelo avanço da vacinação das crianças, foram imunizadas 22.482 pessoas. Com mais esse quantitativo, Aracaju alcança 84% da população acima de cinco anos vacinada, o que representa 525.323 indivíduos. Desses, 481.811 já receberam a segunda dose e 154.976 já possuem a dose de reforço.

A assistente social Meire Anne Bonfim de Santana, 37,  levou sua filha, Ana Clara Bonfim, 11, para ser imunizada com a primeira dose na Unidade Básica de Saúde Amélia Leite, e reforça a importância da vacina. "Isso significa a valorização da vida. Estava muito preocupada, porque as aulas retornaram e não consegui vacinar ano passado. Estava receosa com a proliferação da doença, que estamos vendo, e para mim é uma vitória, é salvar vidas. Prezo muito pela saúde de minha filha e todos os pais deveriam ter essa iniciativa", destacou.

Diógenes Santos Gouvêia, 40, também fez questão de imunizar a sua filha, Sofia, 11, e já pensa em voltar logo para concluir o esquema vacinal dela e da irmã de seis anos. "É um sentimento único e importante, porque há muito tempo a gente aguarda para elas tomarem e chegou o dia da vacina. Sinto-me mais tranquilo. Agora é esperar a segunda dose. É menos uma preocupação", afirma.
 
Nesse momento, o público-alvo para a primeira dose segue direcionado às crianças de cinco a dez anos com comorbidades e de 11 anos sem comorbidades. Bem como, para a população adolescente de 12 a 17 anos e pessoas acima de 18 anos, incluindo gestantes, puérperas e lactantes, que, por algum motivo, ainda não se vacinaram.

Para a segunda dose, a SMS está adiantando o imunizante daqueles que tomaram a Pfizer há mais de 21 dias e vacinando aqueles que receberam Astrazeneca e Coronovac e chegaram à data marcada no cartão de vacinação. Além disso, tem direito de receber a dose de reforço todos aqueles que tomaram a 2ª dose há quatro meses.

 "O meu sentimento é de total satisfação, porque a vacinação é importante e todos nós sabemos disso. Exemplo disso é o baixo número de internações que estão acontecendo. Estou gestante e foi muito importante ter completado a minha carteira de vacinação contra a covid-19. Espero que todos possam se vacinar e queiram se vacinar", enfatizou a servidora pública Carolina Barreto Rocha Martins, de 35 anos, que se dirigiu à Unidade Básica de Saúde (UBS) Amélia Leite, situada no bairro Suíssa, para tomar a dose de reforço. Gestante de quatro meses, ela classifica a vacina como "importante para a manutenção da vida".

Já na UBS Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos, o frentista Vladmir dos Santos Oliveira, 37, também foi imunizado com a terceira dose. "É muito importante essa dose de reforço. Aprovo a vacinação e peço para que as pessoas que ainda não tomaram a terceira dose, que venham tomar", conclamou ele.