Prefeitura oferta linha de cuidado para tratamento completo da hanseníase

Saúde
21/01/2022 15h09

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta atendimento para pacientes portadores de hanseníase durante todo o ano, além de ações de conscientização sobre a existência da doença, combate e a prevenção.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), Luciano Araújo, em Aracaju o tratamento para hanseníase é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Cemar, que atua no tratamento de crianças, idosos e de casos mais graves e complexos.

Caso o paciente apresente manchas pelo corpo e perceba falta de sensibilidade na região, Luciana orienta procurar a UBS mais próxima da sua residência e se necessário a UBS encaminha para o Cemar. O “diagnóstico precoce evita maiores complicações e é importante lembrar que a hanseníase tem cura”, explica.

Tratamento
Dependendo do caso, o tratamento pode durar de 6 a 12 meses e, após o atendimento, o paciente sai da unidade com o retorno agendado para o mês seguinte. “Mas é importante que o enfermo não interrompa o tratamento mesmo após sinais de melhora. Isso pode trazer consequências graves. O risco de abandonar o tratamento é agravar os sintomas, levando a sequelas permanentes, podendo surgir mão em garra, pé caído, feridas, diminuição da visão. Além disso, o paciente não tratado pode transmitir a doença a outras pessoas, coisa que não acontece durante o procedimento terapêutico", alerta a enfermeira do setor de Hanseníase do Cemar, Marina Tameirão Arreguy.

Sintomas
Os principais sintomas da hanseníase são manchas brancas, vermelhas ou marrons, únicas ou múltiplas. Diminuição da sensibilidade, diminuição de pelos e do suor. Sensação de formigamento ou choque em braços e pernas e diminuição da força muscular. 

Segundo a enfermeira Marina Tameirão, a doença não é hereditária, mas sim causada por uma bactéria. “A hanseníase costuma evoluir lentamente e pode levar de 2 a 7 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. Trata-se de uma doença de lenta evolução e em razão disso o paciente muitas vezes não dá a necessária atenção", salienta.

Em estágios avançados a hanseníase pode causar deformações físicas, gerando incapacidades. “É geralmente nesse momento que o paciente resolve procurar ajuda. A transmissão da hanseníase é por meio de gotículas de saliva e é necessário um contato próximo e prolongado com uma pessoa portadora da bactéria, não tratada, para contrair a doença”, relata.

Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae, e sua erradicação tem esbarrado no medo causado pela desinformação e pelo preconceito. A transmissão se dá quando o usuário portador de Hanseníase se encontra sem tratamento.
 
Existia um estigma muito grande com a doença, por conta da sua história. Ela ficou conhecida como lepra e os doentes eram isolados. Por conta desse histórico, algumas pessoas tendem a fugir do diagnóstico da patologia e não possuem o conhecimento de que podem se curar se fizerem o tratamento correto.