Prefeitura atualiza opções de atendimento na central telefônica da Saúde

Saúde
24/01/2022 11h12

Criada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a central telefônica 0800 729 3534 se tornou um dos principais canais de comunicação entre a população e alguns serviços da rede municipal de saúde da capital sergipana. A partir desta atualização, ao teclar a opção 4, o usuário pode agendar consulta de clínica geral e na opção 6 entrar em contato com a Ouvidoria.

A partir da central, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a covid-19, acessando o serviço do MonitorAju, na opção 1; do Apoio Psicológico, na opção; do Pré-natal, na opção 3; Clínico Geral, na opção 4; Odontologia, na opção 5; e Ouvidoria, para registro de denúncias, reclamações, sugestões ou solicitações, na opção 6.

De acordo com a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, a criação dessa central telefônica, além de modernizar os serviços de saúde, proporcionou mais comodidade e segurança aos usuários, os quais têm agora a opção de evitar a ida à Unidade Básica de Saúde (UBS) para agendar consultas ou buscar informações.

“A modernização da nossa rede de saúde está inserida em nosso Planejamento Estratégico desde o início da gestão anterior. De lá pra cá, mesmo com tantos desafios, conseguimos avançar bastante. Implementamos a central com o 0800 e seguimos com esta estratégia importante no enfrentamento da pandemia”, explica Waneska.

No balanço de 2021 da central, feito pela Secretaria Municipal da Saúde, foram registradas 560.393 ligações (entre realizadas e recebidas), somando todos os serviços disponíveis. O detalhamento dos serviços oferecidos através da Central Telefônica são:

Opção 1– MonitorAju
Criado para monitorar casos suspeitos e confirmados de covid-19, além de ser um canal para tirar dúvidas sobre a pandemia, o MonitorAju é um serviço que pode ser acessado por qualquer aracajuano através do 0800 729 3534, opção 1. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o serviço atende pessoas com sintomas associados a síndromes gripais, em isolamento domiciliar ou que estão aguardando resultado do exame para covid-19. No ano passado, o MonitorAju registrou 346.075 ligações, entre realizadas e recebidas.

Opção 2 - Serviço de Apoio Psicológico
Com o objetivo de auxiliar a população no desafio de encarar as limitações impostas pela pandemia, bem como as diversas situações resultantes dela, o Serviço de Apoio Psicológico funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao ligar pelo 0800 729 3534, opção 2, o usuário é atendido imediatamente por um psicólogo, que irá acolher e ouvir as pessoas que ligam espontaneamente, desejando alguma orientação, ou mesmo um diálogo com algum profissional especializado em saúde mental. Em 2021 foram registradas 31.922 ligações.

Opção 3 - Pré-natal
Gestantes que desejarem iniciar ou dar continuidade ao pré-natal também podem realizar o agendamento de suas consultas através da central, discando a opção 3. O serviço fica ativo de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O agendamento será feito para a Unidade à qual a gestante esteja vinculada, bastando apenas que ela compareça no dia e horário marcados. Este Ano passado foram computadas 5.724 ligações para esse serviço. 

Opção 4 - Clínico Geral
Na opção 4 da central telefônica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o usuário agora poderá agendar consultas para clínico geral nas UBSs.

Opção 5 – Odontológica
Para as pessoas que buscam atendimento odontológico eletivo, que inclui serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, basta agendar pelo 0800 729 3534, opção 5. Somente em 2021, a central telefônica recebeu 69.805 ligações.

Opção 6 – Ouvidoria
Para registrar denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou solicitações sobre algum serviço ofertado pela rede de saúde, o usuário tem disponível a Ouvidoria da Saúde, através do 0800, agora na opção 6. Ano passado foram computadas 57.947 ouvidorias.