Prefeitura alia educação física a trabalhos voltados à saúde mental

Saúde
24/01/2022 15h44

Em alusão ao Janeiro Branco, campanha nacional que visa chamar a atenção da população aos cuidados com a saúde mental, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está promovendo ações intersetoriais para combinar os cuidados físicos aos mentais, como explica a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Chenya Coutinho.

“Tivemos a ideia de unir o trabalho realizado na Reaps com o Programa Academia da Cidade [PAC] durante este mês para proporcionar um cuidado mais completo aos nossos usuários. Nossas equipes estão visitando os polos e, durante as aulas do PAC, faremos rodas de conversa sobre saúde mental”, explica a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho.

As ações acontecem em um polo por dia e contemplarão os oito que estão ativos para aulas presenciais. Nesta terça-feira, dia 25, será a vez do Polo Santa Maria (das 5h30 às 7h30 e das 15h30 às 17h30), e do Polo do Bairro América (das 5h30 às 7h30). “É importante lembrar que atividade física é um fator protetivo para o cuidado em saúde mental”, reforça Chenya.

PAC
Atualmente, em decorrência da pandemia, apenas oito polos estão em atividade presencial: Sol Nascente; Augusto Franco; Santos Dumont; Santa Maria; Maracaju; Bairro América; Luzia e Centro de Criatividade.

Para participar das atividades com os professores do Programa, o usuário deve apresentar documento de identificação, comprovante de residência, cartão SUS e número do prontuário eletrônico. Pela manhã, das 5h30 às 7h30, o público das atividades deve ter idade mínima de 15 anos. Já à tarde, das 15h30 às 17h30, crianças de 10 a 14 anos também podem participar, desde que acompanhadas pelos pais ou responsáveis.