Abordagem Social: Prefeitura atua pela garantia direitos da população em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
24/01/2022 16h02

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, segue promovendo o acesso a serviços socioassistenciais e a políticas públicas para as pessoas em situação de rua, a partir do trabalho da Abordagem Social, serviço especializado ofertado no âmbito da Proteção Social Especial (PSE) de forma continuada e programada.

A Abordagem Social é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centro POP, com nove equipes semanais e diárias, as quais atuam, também, no turno da noite e aos sábados.

O coordenador da Proteção Social Especial da Assistência Social de Aracaju, Jonathan Rabelo, explica a importância da abordagem social e como este serviço tem contribuído e beneficiado a sociedade em diversos aspectos.

“O serviço de abordagem social está na média complexidade da política de assistência social e tem o papel de acompanhar a população em situação de rua. São equipes que vão in loco identificar, encaminhar e acompanhar as pessoas em situação de rua, ou seja, tem um trabalho de articulação de acesso a serviços socioassistenciais. Muitos pensam que o pessoal em situação de rua não tem acesso a direitos e serviços, e temos essas equipes, justamente, para ir até a essa população e assim possibilitar o acesso a direitos”, detalha.

Após o pico pandêmico, o Município registrou um aumento de pessoas em situação de rua. Com isso, em 2021 foram realizadas 2.059 abordagens. “O aumento do quantitativo de pessoas em situação de rua gera um aumento na necessidade da abordagem, mas este é um serviço necessário, independente da quantidade de pessoas que estão na rua. É essencial para que possa ser garantido a estes cidadãos o acesso a bens, serviços e direitos”, ressalta Jonathan.

A técnica de referência da abordagem social Margareth Rodrigues, conta como funciona o procedimento básico da abordagem e como o trabalho é executado, ofertando um serviço social extremamente necessário.

“É um trabalho planejado de aproximação e escuta qualificada para uma construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal em espaço público, para atender, acompanhar e mediar acesso a rede de proteção social”, ressalta o coordenador.

A respeito do ano de 2021, a técnica relatou as dificuldades deste período pandêmico e os desafios que se introduziram como parte do cotidiano para as abordagens, além disso, destacou as metas para 2022.

“O ano de 2021 foi um ano com muitos desafios decorrentes da pandemia, porém as equipes conseguiram desempenhar um ótimo trabalho de acesso a população, garantindo, ao máximo, os serviços ao pessoal em situação de rua. Estamos fazendo uma avaliação do processo de serviço em busca de readequar as ações, a fim de ampliar e facilitar o acesso da população a abordagem social durante o ano de 2022”, frisa.

Serviço
As equipes de Abordagem Social atuam de segunda a sexta, das 8h às 17h, retomando com a equipe noturna das 19h às 22h. Aos sábados, o horário de atendimento acontece das 8h às 17h.