Saúde de Aracaju aprimora linha de cuidado materno-infantil

Saúde
25/01/2022 16h50

Com a finalidade de reforçar a atenção e assistência às ações do pré-natal, parto, puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá capacitações para os profissionais sobre a linha de cuidado materno-infantil da rede municipal da capital.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, as capacitações serão realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) piloto, a Walter Cardoso (Veneza) e a João Oliveira Sobral (Santos Dumont), mas se estenderá para as todas as outras UBSs de Aracaju. A ideia é fazer um acolhimento com os profissionais para reforçar a linha de cuidado materno-infantil.

“Iremos presencialmente orientar gerentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários de saúde sobre a atualização da linha de cuidado materno-infantil, reforçando a importância de oferecer uma melhor assistência aos usuários”, explica.

Importância
Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Ribeiro, esta linha de cuidado serve para padronizar fluxos de trabalho e prevenir riscos na gestação, melhorar a condição de saúde do bebê e reduzir complicações no parto, no puerpério e de mortalidade materno-infantil.

“Esta capacitação fortalecerá o cuidado na Atenção Básica, ampliando a promoção da saúde à mãe e à criança, com corresponsabilidade dos profissionais, família e sociedade. Abordaremos questões relacionadas aos cuidados com a criança de risco, com foco na diminuição da mortalidade infantil. Essas questões fazem parte das políticas públicas desenvolvidas na área da saúde, incluindo o atendimento humanizado e individualizado às gestantes e às crianças, com profissionais capacitados”, relata Cerisa.