Nova UBS Niceu Dantas garantirá atenção básica qualificada à população do Mosqueiro

Obras e Urbanização
31/01/2022 08h00

A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas devolverá à população que reside no bairro Mosqueiro uma estrutura qualificada para assegurar o direito à atenção primária à saúde, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), executa a obra em ritmo acelerado. No momento, o trabalho está concentrado na execução de ferragens, forma e concretagem das vigas para instalação da segunda laje e na formação do chapisco e reboco externo das paredes, iniciando o revestimento do pavimento superior. Já estão prontas as tubulações de água potável, rede elétrica, drenagem, esgoto e o cabeamento estruturado.

A comunidade local já aguarda, com ansiedade, para usufruir da nova unidade básica. É o caso da dona Elza Santos, antiga moradora do Mosqueiro. “É um presente. Nossa maior alegria é saber que o posto está sendo construído novamente, e poderemos fazer as consultas aqui. É uma maravilha, fiquei muito feliz e vai ser muito importante para a região”.

Para Marlene Batista, “vai ser melhor, a gente ficou muito alegre com o novo posto aqui, todo mundo precisava", diz. "Para quem tem problema de saúde como eu, será muito importante ter esse atendimento de boa qualidade. Quero muito que fique pronto logo”, estima.

O antigo prédio da unidade foi demolido em 2015, pela gestão passada. Para que a população do Mosqueiro não continuasse desassistida, a atual administração alugou e adaptou um imóvel para funcionamento temporário da UBS. Erguer o novo prédio fará com que os serviços voltem a ser ampliados na localidade.

Orçada em cerca de R$700 mil, a nova estrutura contará com consultórios, salas de imunização, espera, observação, curativo, esterilização, odontologia e de expurgo, farmácia, recepção, almoxarifado e acessibilidade, em área superior a 322 m², em dois pavimentos.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca o poder de transformação social da obra. “Um posto de saúde bem estruturado tem um papel muito relevante nas comunidades, levando atenção básica à população. Com a nova UBS, as pessoas daquela área, sobretudo as mais carentes, terão acesso a um atendimento bastante qualificado. A obra está caminhando e, em breve, entregaremos o prédio à Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, ressalta.