Educação apresenta ações pedagógicas para 2022 a diretores de Emefs

Educação
25/01/2022 18h00
Início > Noticias > 94149

Com a finalidade de apresentar as ações pedagógicas a serem realizadas no ano letivo de 2022, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou reunião com os diretores das 43 Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) geridas pelo município. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 25, no auditório da Biblioteca Epifânio Dória.

O evento teve como foco as  ações do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef), direcionadas às escolas que ofertam essa modalidade de ensino.

Diante disso, foram elencados aos veteranos e aos novos gestores projetos para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem na rede, como o Programa Tempo de Aprender, o EducaAju, o Aprova Brasil, o projeto Tutoria Pedagógica, o Sistema Gier e o o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Como secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite pontua a importância deste momento para a busca na qualidade dos serviços ofertados à população em relação ao ensino básico da capital.

"Trata-se de uma reunião técnica para discutir o alinhamento pedagógico para 2022 e apresentar todo o planejamento para este próximo ano letivo a partir da avaliação diagnóstica desenvolvida em 2021, com o objetivo de traçar estratégias e recuperar a aprendizagem e os fossos nas desigualdades, construídos durante a pandemia".

Diagnósticos e soluções
Todas as propostas apresentadas à programação pedagógica leva em consideração dados coletados através de provas diagnósticas realizadas no final de 2021. Eles indicam os níveis de alfabetização, de leitura e demais indicativos relacionados ao âmbito do desenvolvimento educacional.

O diretor do DEB, professor Ricardo Abreu, reforça que os dados apresentados, resultados de avaliações realizadas no fim do semestre passado, hoje são de extrema importância para que a Secretaria trabalhe cada necessidade analisada e priorize as principais questões que precisam ser desenvolvidas para melhorar os índices de aprendizado na rede municipal de ensino.

"Hoje apresentamos os principais dados coletados nas avaliações de entrada e saída realizadas pelos alunos no ano de 2021. Informações essenciais para decidirmos por onde seguir nos caminhos pedagógicos e didáticos das escolas a partir de agora. Buscamos a cooperação e adesão dos diretores para que possamos suprir as necessidades individuais de cada unidade de ensino e chegar aos níveis de qualidade almejados", explica Ricardo Abreu.

Trabalho Integrado
As apresentações das ações foram proferidas pelo novo coordenador da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed), Evilson Nunes. Ele ressaltou que as orientações passadas para os gestores escolares são parte de um amplo planejamento que visa um trabalho integrado entre a rede.

Além disso, também pontuou que estas ações envolvem a participação de toda a comunidade escolar na busca pela execução de qualidade. "É um trabalho que temos que fazer em conjunto e ir arrumando a casa para que todos possam conduzir bem o trabalho pedagógico em 2022. Somos uma rede e precisamos pensar coletivamente. Aqui estamos discutindo ideias e ações pontuais de cada escola serão discutidas de forma individual", explica o coordenador Evilson.

"Esse momento é imprescindível para a rede, porque é aqui que vamos ajustar as nossas ações de acordo com as ações da Secretaria. Enquanto rede, temo que estar caminhando juntas, com ações em conjunto. E embora tenhamos a liberdade de exercer o nosso próprio projeto político pedagógico, este precisa estar alinhado com as ações da Semed, para que, como uma sinfonia, onde cada um tem que cumprir o seu papel para resultar numa bela música", afirma a diretora da Emef Sérgio Franscico, localizada no bairro Lamarão, Delma Araújo.

Novo gestor da Emef Tenisson Ribeiro, no bairro Aruana,  Antônio Clécio conta que já tem se reunido com a equipe da escola e as propostas discutidas no encontro complementarão as ideias já pensadas para o plano pedagógico deste ano.

"Como fazemos parte de uma rede, é importante traçarmos metas conjuntamente e conseguir atender à nossa clientela, atingindo uma aprendizagem significativa. Já realizamos reunião com a equipe da escola para ver quais os objetivos que precisamos alcançar. Tendo em vista os anos atípicos que vivemos, com a pandemia, realizaremos avaliação diagnóstica nas primeiras semanas de aula e lançaremos as iniciativas necessárias para que a aprendizagem avance cada vez mais", disse o gestor.